Topo

Bia Haddad perde para Fernandez e cai na semifinal do WTA de Monterrey

Bia Haddad Maia na segunda rodada do Australian Open de 2022 - Reuters
Bia Haddad Maia na segunda rodada do Australian Open de 2022 Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/03/2022 00h10

Não deu para Bia Haddad Maia na semifinal do WTA 250 de Monterrey, no México. Diante da canadense Leylah Fernandez, cabeça de chave número 2 do torneio, a brasileira foi derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.

A brasileira teve um set inicial muito ruim, com dois saques quebrados e foi atropelada em apenas 22 minutos. No segundo, Bia voltou melhor, equilibrou a partida e teve até uma chance de quebra, contudo sofreu uma quebra em seu segundo game e não se recuperou, perdendo por 6 a 4, em 50 minutos.

Disputar a semi, no entanto, garantiu 110 pontos para Bia no ranking da WTA. Como irá descartar apenas 29, ela dará um bom salto no ranking da WTA, que é atualizado semanalmente. Atualmente, a brasileira está na 69ª colocação, com 914 pontos.

A final do torneio será amanhã (6), entre Leylah Fernandez e a colombiana Camila Osorio, cabeça de chave número 5. Mais cedo, a sul-americana bateu a espanhola Nuria Parrizas Diaz por 2 sets a 0 (6/4 e 6/4).

Atropelo no primeiro set

Fernandez iniciou a partida confirmando seu serviço e quebrando o saque de Bia no game seguinte. Sem dar chances para a brasileira, Fernandez continuou dominante e abriu 3 a 0.

No quarto game, Bia conseguiu confirmar seu serviço, mas não fez bons saques e permitiu que a adversária tivesse 86% dos pontos no seu segundo serviço. A canadense emendou mais três games seguidos e o fechou o primeiro set em apenas 22 minutos, em 6 a 1.

Bia volta melhor, mas não é o suficiente

Após o intervalo, a brasileira voltou melhor e confirmou seu serviço, fazendo 1 a 0. Pela primeira vez, conseguiu dificultar o saque da canadense e chegou a ter um break point, porém Fernandez confirmou o serviço e empatou o segundo set. Por outro lado, Bia salvou um break point, mas não resistiu e teve mais uma vez seu serviço quebrado no terceiro game.

Sacando muito melhor e com outra postura, Bia dificultou mais uma vez o serviço de Fernandez e confirmou o seu saque, deixando a partida em 3 a 2. Para se ter uma noção da facilidade que a canadense teve no primeiro set, os cinco games do segundo set demoraram 25 minutos contra apenas 22 do primeiro set.

Com dores nas costas, a brasileira solicitou a parada média na sequência. Ela voltou melhor, fez 30 a 0 no saque adversário, porém Fernandez mais uma vez se recuperou e confirmou o serviço, abrindo 4 a 2. Agressiva, Bia confirmou mais dois serviços e deixou o confronto em 5 a 4, já que a canadense também venceu o game quando sacou.

No último game do duelo, Fernandez precisou trocar muitas bolas para confirmar seus pontos, mas abriu 40 a 15 e, no primeiro match point que teve, confirmou sua ida à final.