UOL Esporte Top 5

Jogador inglês de críquete assume que é gay; relembre outros casos

No último domingo, Steve Davies tornou-se o primeiro jogador inglês de críquete a confessar que é gay. Apesar de ter quebrado esse tabu, ele é apenas mais um atleta de alto nível que ousou assumir publicamente a homossexualidade. Saiba o que ele disse e relembre outros casos de esportistas que "saíram do armário":

Jogador de críquete quebra tabu na Inglaterra

Getty Images

Aos 24 anos, Steve Davies fez a revelação em uma entrevista à imprensa local e se disse aliviado. "Vivi com isso durante muito tempo e agora estou realmente mais confortável. Não tenho nada a esconder e estou pronto para dizer às pessoas", comentou Davies, que já havia falado sobre a sua opção sexual para o técnico da seleção inglesa, Andy Fowler, e o restante da equipe. Segundo ele, o time reagiu bem: "Todos foram muito legais. Eles disseram que simplesmente não havia problema". Davies disse que "não conseguia mais viver com o segredo" e que isso o fazia perder a vontade de viajar para jogar. Por isso, resolveu falar. Sua família e amigos já sabiam há cinco anos.


Galês do rúgbi sai do armário e serve de inspiração

Press Association

Durante o anúncio sobre a sua homossexualidade, Steve Davies afirmou que a coragem de assumir publicamente sua opção sexual veio depois que o jogador de rúgbi galês Gareth Thomas saiu do armário em 2009. "Não quero ser conhecido como um jogador gay. Sou um jogador de rúgbi, e acima de tudo sou um homem", disse Thomas na época. Ele disse ainda que a sua confissão iria fazer com que jovens gays jogadores de rúgbi passassem a ser vistos como "jogadores talentosos e gays". Para completar, Thomas deixou claro: "O que eu escolho fazer quando estou com as portas da minha casa fechadas não tem nada a ver com o que eu alcancei no rúgbi".


Brasileiro Lilico reclamou de preconceito

Folhapress

Em 1999, o jogador de vôlei Luiz Cláudio Alves da Silva, o Lilico, posou nu para uma revista e assumiu publicamente ser homossexual. No entanto, apesar de ter sido um dos maiores pontuadores da Superliga, ficou fora da convocação do técnico Radamés Lattari para os Jogos Olímpicos de Sydney. Lilico então chegou a afirmar que o preconceito teria lhe tirado a chance de defender a seleção brasileira. "Sou gay, mas jogo como um homem", costumava dizer. Em 2005, o jogador de 1,99 m resolveu deixar as quadras e se dedicou a estudar jornalismo, com planos de trabalhar na TV. Mas ele sofreu um AVC em 2006, e morreu logo no começo do ano seguinte.


Tênis tem gerações bem-sucedidas de lésbicas

Getty Images

O tênis feminino teve três gerações de tenistas que assumiram a homossexualidade e chegaram ao posto de número um do mundo. A primeira delas foi a norte-americana Billie Jean King, que iniciou um relacionamento com a sua secretária em 1971, mas que só se tornou público dez anos depois. Também em 1981, foi a vez de a tcheca Martina Navratilova (f) anunciar publicamente a sua orientação sexual logo depois de adquirir nacionalidade norte-americana. Na época, ela namorava a escritora Rita Mae Brown. Mais recentemente, a francesa Amelie Mauresmo apareceu com uma namorada no Aberto da Austrália de 1999.


Gay assumido, atacante tem final trágico

Allsport/Getty Images

Ao longo de quase 20 anos de carreira, o atacante inglês Justin Fashanu defendeu times como Manchester City, West Ham e Nottingham Forest, clube que pagou 1 milhão de libras pela sua transferência em 1981 e fez dele o primeiro negro a valer tanto dinheiro no futebol inglês. Mais perto do fim de sua carreira, em 1990, Fashanu revelou a sua homossexualidade, e se tornou o primeiro e único jogador profissional de futebol até então a assumir que é gay. Mas, no futebol, falar a verdade não deu muito certo. Ele passou a ser alvo de hostilidade por parte dos colegas, e acabou deixando o futebol inglês para perambular entre times pequenos. Nos Estados Unidos, foi acusado de violência sexual contra um rapaz de 17 anos em 1998, ano em que cometeu suicídio.


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host