UOL Esporte Top 5

Top 5: Times europeus com aproveitamentos de destaque na temporada

Porto, Barcelona e Borussia Dortmund estão roubando a cena nesta temporada. As três equipes lideram com sobras os Campeonatos Português, Espanhol e Alemão, respectivamente, com um aproveitamento de dar inveja aos adversários. Sem dar chance aos rivais, os três caminham com tranquilidade para o título. No entanto, três clubes se destacam de forma negativa e ocupam o posto nada honroso de "sacos de pancada" da Europa. Confira:

Porto

Reuters

Dos 57 pontos que disputou até agora no Campeonato Português, o Porto somou incríveis 53 e lidera o torneio com folga, onze pontos à frente do Benfica. Em 19 jogos, foram nada menos do que 17 vitórias e apenas dois empates, com um aproveitamento de 93%. Como se não fosse suficiente, o time conta com o melhor ataque (44 gols) e a defesa menos vazada (somente sete gols sofridos) da competição. Muito deste desempenho se deve a um brasileiro. O atacante Hulk está no topo da lista de artilheiros com 19 gols e comanda a grande campanha dos Dragões.

Hulk: o melhor brasileiro da temporada?


Borussia Dortmund

Reuters

A fanática torcida do Borussia Dortmund está perto de acabar com um jejum. O time não conquista o título alemão desde 2001/02, mas a espera deve ser compensada em grande estilo. O BVB cumpre excelente campanha na Bundesliga, com 16 vitórias, três empates e duas derrotas (aproveitamento de 81%). Coadjuvante nos anos anteriores, a equipe voltou a se destacar graças aos seus jovens jogadores. Mats Hummels, Marcel Schmelzer, Sven Bender, Mario Götze e Kevin Grosskreutz, já chamados para a seleção alemã, e o japonês Shinji Kagawa formam sua espinha dorsal.

Ausências colocam Borussia Dortmund à prova


Barcelona

AFP/Lluis Gene

Na Espanha, o Real Madrid apresenta um aproveitamento de pontos um pouco maior do que 81%. Seria o bastante para figurar na primeira posição, mas os Merengues ocupam a vice-liderança, sete pontos atrás do Barcelona. Nesta temporada, os blaugranas exibem números invejáveis: 61 pontos em 66 possíveis, 20 vitórias, um empate e uma derrota em 22 jogos - com direito a uma goleada de 5 a 0 sobre o Real Madrid. O Barça se acostumou a quebrar um recorde atrás do outro em 2010/11, mas ainda não se sente completo. Messi trava uma acirrada briga pela artilharia com Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo reativa duelo de gols com Messi


Naval e Portimonense

Sena Goulao/EFE

Se o Porto cumpre uma campanha espetacular, em Portugal duas equipes seguem um caminho completamente diferente. O "caçula" Portimonense e a Naval dividem a condição de pior equipe do Campeonato Português, com apenas dez pontos conquistados - um pífio aproveitamento de 18,5%. Em 18 partidas, foram apenas duas vitórias, quatro empates e 12 derrotas. Os dois times estão quatro pontos atrás do Rio Ave, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. A não ser que obtenham uma reação incrível nas rodadas finais, Naval e Portimonense estão fadados a disputar a 2ª divisão.

Veja a tabela completa do Campeonato Português


Arles-Avignon

Anne-Christine Poujoulat/AFP

É indiscutível: o Arles-Avignon ostenta o título nada honroso de pior time dos principais campeonatos europeus. A equipe, promovida nesta temporada para a primeira divisão francesa, faz a torcida passar vergonha com seu desempenho abaixo da crítica. O time somou míseros oito pontos em 22 jogos, com uma única vitória, cinco empates e 16 (!) derrotas. Foram necessários nove jogos para que o Arles-Avigon marcasse seu primeiro ponto na Ligue 1. Como está 16 pontos atrás do Caen, primeiro time fora da zona do rebaixamento, o clube já pode se planejar para a disputa da segundona.

Time concorre ao posto de "Tabajara" europeu


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host