UOL Esporte Top 5

Top 5 - Os maiores escândalos de 2010

Sexo, drogas e politicagem também fazem parte do mundo dos esportes, e costumam ser algumas das razões dos escândalos que comprometem a imagem de atletas e instituições. Às vezes, brigas de bastidores também podem desencadear crises sem precedentes. Em ano de Copa do Mundo e escolha de sedes dos próximos Mundiais, não faltaram casos. Mas não foi apenas o futebol que saiu desmoralizado. Veja a seguir as principais situações constrangedoras de 2010.

Corrupção no comitê executivo da Fifa mancha eleição de sedes

EFE

Com o objetivo de evitar atrasos, a Fifa decidiu escolher as sedes das Copas de 2018 e 2022 de uma só vez. Mas, com isso, acabou incentivando trocas de influência entre os países membros. Os conluios entre as candidaturas seriam até aceitáveis, mas o jornal inglês Sunday Times deflagrou um escândalo bem maior. Reynald Temarii, da Oceania, e Amos Adami, da Nigéria, caíram em uma armadilha dos jornalistas que fingiram ser empresários ligados à candidatura norte-americana, e comprovaram que os dois executivos estavam dispostos a negociar seus votos. Os dois foram suspensos e não participaram da votação que elegeu Rússia e Qatar como sedes.

Fifa culpou acusações da mídia por fracasso da Inglaterra, diz candidatura

Fifa rebate acusações sobre Teixeira e diz que caso de propina está encerrado


Alberto Contador é pego no doping e fica com o título em risco

Reuters

Depois de ganhar a Volta da França pela terceira vez em julho, o espanhol Alberto Contador se firmou como o principal nome co ciclismo mundial. Mas nem ele estaria a salvo das freqüentes denúncias de doping na modalidade. Dois meses depois da conquista, ele testou positivo em exame realizado durante a competição, considerada a mais tradicional do calendário. Contador foi suspenso preventivamente após ser "encontrada uma análise adversa" de um exame de urina, segundo a União Ciclística Internacional (UCI). A substância é o clenbuterol, um broncodilatador. Ele culpou uma intoxicação alimentar. Mas ainda corre risco de perder o troféu, apenas quatro anos depois de Floyd Landis ter o seu título retirado.

Suspenso, Contador culpa 'intoxicação alimentar' por positivo em antidoping

Agência antidoping recusa explicação de Contador sobre carne contaminada


Rádio da Ferrari na Alemanha expõe armação para ajudar Alonso

Divulgação/Ferrari

Não foi um escândalo inédito para a Ferrari, e ainda quase deu o título de pilotos para a escuderia. A vitória de Sebastian Vettel na última corrida evitou possíveis críticas de que uma conquista de Fernando Alonso seria injusta devido à ultrapassagem polêmica do GP de Hockenheim. Felipe Massa liderava a prova, mas o espanhol reclamou pelo rádio, já que o brasileiro lutava para manter a posição. Até que chegou o famoso recado a Massa: "Fernando está mais rápido do que você. Entendeu a mensagem?". O espanhol passou, venceu, e a Ferrari só foi multada em US$ 100 mil pelo incidente, que repetiu o caso envolvendo Schumacher e Barrichello em 2002. No fim, as ordens de equipe enfim foram liberadas pela FIA após o campeonato.

Ultrapassagem polêmica impede vitória de Massa na Alemanha

FIA legaliza ordens de equipe e confirma motor "ecológico" para 2013


França na Copa: pedofilia antecedeu vexame dentro e fora do campo

Reprodução

O escândalo sexual envolvendo a prostituta menor de idade Zahia Dehar e os jogadores franceses Ribéry, Govou e Benzema antes do Mundial foi um presságio do que aconteceria na África do Sul. O caso não deu em nada, assim como a França na Copa do Mundo. O time francês começou jogando mal no empate sem gols com o Uruguai, e no intervalo da derrota para o México, o pior aconteceu. O jornal L'Equipe revelou que Anelka xingou o técnico Domenech no vestiário. O atacante acabou expulso da seleção, o que irritou outro grupo de jogadores liderados por Evra. A trágica participação seria encerrada com outra derrota para a África do Sul. Mas o vexame repercutiu até na presidência do país.

Em quadrinhos, entenda os detalhes da eliminação francesa na Copa

"Eu amei todos eles", diz a prostituta do caso Ribéry


Terry trai esposa com muher de amigo e perde braçadeira

Reprodução

O zagueiro John Terry e o lateral Wayne Bridge eram companheiros de Chelsea e da seleção inglesa. Mas a relação se aprofundou um pouco demais, a ponto de Terry ter uma relação extra-conjugal com Vanessa Perroncel (foto), modelo que é mãe do filho de Bridge e ex-mulher do lateral do Manchester City. Os tabloides ingleses divulgaram o escândalo no começo do ano, durante a preparação da Inglaterra para a Copa. O técnico Fabio Capello então decidiu retirar a faixa de capitão de Terry. O zagueiro até tentou fazer as pazes com Bridge quando os dois se encontraram no jogo entre Chelsea e Manchester City, mas o seu aperto de mão foi ignorado. O lateral que fez o mesmo com a convocação para a seleção, recusando ir para a Copa.

Capello tira faixa de capitão de Terry por escândalo sexual

Após polêmica com Terry, Bridge recusa convocação da Inglaterra


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host