UOL Esporte Top 5

Top 5- Razões para a queda do Coritiba no Campeonato Brasileiro

Considerado o time "sensação" do futebol brasileiro, no primeiro semestre, o Coritiba não conseguiu ainda ratificar a fama no Campeonato Brasileiro. Depois de seis rodadas, a equipe alviverde patina na competição, com apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas. A campanha está muito aquém, para um time que encantou nos primeiros meses do ano, estabelecendo um recorde de 24 vitórias seguidas e 29 jogos de invencibilidade. Confira os cinco prováveis motivos da queda.

Perda da Copa do Brasil abateu jogadores

Site Oficial do Vasco

A perda do título da Copa do Brasil para o Vasco, coincidindo com o início do Campeonato Brasileiro, teve um impacto grande sobre o ânimo e a confiança dos jogadores. Isto porque havia uma quase certeza, internamente, que a equipe seria a campeã. O técnico Marcelo Oliveira declarou, após os primeiros reveses no Brasileiro, que o clube pagou um preço alto por ter ido à final. A única vitória - por 5 a 1 sobre Vasco - foi obtida pelo time reserva. Desde a final, no dia 8, a equipe disputou três jogos e não venceu nenhum.

JOGADORES MOSTRAM ABALO APÓS REVÉS

APÓS LUA-DE-MEL, TIME ENFRENTA CRÍTICAS


Desfalques de titulares importantes

Robertson Luz/AE

O time que encantou, no Paranaense e na Copa do Brasil, vem sofrendo com lesões de seus principais titulares. Jogadores que vinham sendo os pilares da equipe, como o zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Eltinho, o volante Leandro Donizete, e os atacantes Marcos Aurélio e Anderson Aquino (foto), se lesionaram sucessivamente. Substitutos como o meia Éverton Ribeiro e o atacante Éverton Costa, não mostraram a mesma força dos titulares, deixando uma dúvida sobre a propalada qualidade do elenco.

LESÃO AFASTA AQUINO POR DUAS SEMANAS

TÉCNICO ESPERA TER O TIME 'ENCANTOU'


Queda de rendimento de peças-chaves

Divulgação/Coritiba

A queda de rendimento do time coincide com a perda de produção do volante Léo Gago (foto). O jogador era considerado pelo técnico Marcelo Oliveira como o sustentáculo do esquema de jogo, baseado no toque de bola e na velocidade. Com boa marcação, passes e lançamentos precisos, o volante era quem fazia o time jogar. Outras peças importantes, como o meia David e o atacante Bill também caíram de rendimento. Responsáveis por boa parte dos gols no Paranaense e na Copa do Brasil, ambos só marcaram uma vez cada um no Brasileiro.

LÉO GAGO ADMITE QUE VIVE MÁ FASE

FINALIZADOR, VOLANTE ACERTA POUCO O GOL


Desfalque do atacante Marcos Aurélio

Divulgação/Coritiba

Descontando os poucos minutos que disputou, contra o Vasco e o Cruzeiro, o atacante Marcos Aurélio (foto) ficou fora de 12 jogos do Coritiba, desde que se lesionou no clássico Atle-tiba, no dia 24 de abril. Nestes confrontos, a equipe, que não havia sofrido nenhuma derrota, perdeu cinco vezes e acumulou dois empates. Sem o atacante, o time perdeu um artilheiro (marcou 12 gols na temporada) e teve uma queda de aproveitamento de pontos de 34%.

SEM ATACANTE APROVEITAMENTO CAI 34%

JOGADOR CHEGA A 40 GOLS PELO TIME


Time pode ter "virado o fio", após goleada

GERALDO BUBNIAK/FOTOARENA/AE

Os 6 a 0 aplicados sobre o Palmeiras, pela Copa do Brasil, parecem ter sido o ápice do Coritiba na temporada. Depois daquela partida histórica, a equipe perdeu fôlego. No segundo jogo, no Pacaembu, teve a série invicta de 29 jogos quebrada, ao perder por 2 a 0. A melhor qualidade dos adversários, a partir do Brasileiro, seria outra explicação, admitida pelo técnico Marcelo Oliveira. "A gente tem que sempre lembrar que o Campeonato Brasileiro é o campeonato mais difícil do mundo. Em jogo contra último ou o primeiro pode acontecer qualquer coisa", disse.

GOLEADA FOI MAIOR NA QUARTAS DO TORNEIO

PALMEIRAS QUEBRA SÉRIE INVICTA DE 29 JOGOS


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host