UOL Esporte Top 5

Top 5: Palmeiras celebra soberania do Pacaembu e ignora rótulo de 'casa corintiana'

O Pacaembu é conhecido como a casa do Corinthians e até os ídolos palmeirenses Valdivia e Kleber fizeram coro a esse pensamento nos dias que antecedem a semifinal do Campeonato Paulista deste ano. Mas curiosamente o Palmeiras é o time que mais comemorou títulos no estádio que traz muitas boas lembranças ao torcedor. O UOL Esporte selecionou algumas das conquistas mais importantes do clube no local para o fã relembrar.

Campeonato Brasileiro - 1994

Folha Imagem

Palmeiras 3 x 1 Corinthians
Palmeiras 1 x 1 Corinthians


O grande clássico entre Palmeiras e Corinthians foi perpetuado na década de 90. Depois de decidirem o Paulista e o Rio-São Paulo de 1993, os arquirrivais se encontraram novamente na final do Brasileirão de 1994 no Pacaembu. Mais uma vez brilhou a estrela de Edmundo. Ao lado de Rivaldo, que balançou as redes duas vezes, o atacante foi um dos principais responsáveis pelo triunfo por 3 a 1. Na segunda partida, o empate por 1 a 1 também no Pacaembu selou o bicampeonato nacional.


Torneio Rio-São Paulo - 1993

Ormuzd Alves/Folhapress

Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Palmeiras 0 x 0 Corinthians

Edmundo já comprovava sua grande fase em 1993 quando o Palmeiras conquistou o Torneio Rio-São Paulo em cima do rival Corinthians. No primeiro jogo da final, o atacante desequilibrou ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 0. Mas o atacante não podia conquistar a taça sem uma de suas polêmicas e deu mais emoção à conquista ao ser expulso ainda na primeira partida. No jogo seguinte, a equipe segurou o empate por 0 a 0 mesmo sem o craque e soltou o grito de campeão.


Campeonato Paulista - 1959

Folhapress

Palmeiras 2 x 1 Santos

Na conquista do título paulista de 1959, o público no Pacaembu viu o Palmeiras ser campeão em cima do considerado imbatível Santos de Pelé. A reta final foi marcada por uma palavra: equilíbrio. As duas equipes terminaram o segundo turno com 63 pontos e a taça só foi entregue após uma impressionante disputa de três jogos extras que terminaria no ano seguinte. Os dois primeiros duelos ficaram empatados (1 a 1 e 2 a 2). Na terceira partida, Pelé até balançou as redes, mas não teve forças para superar o Palmeiras. O time alviverde venceu por 2 a 1 e conseguiu o título histórico.


Arrancada Heroica - 1942

Folhapress

Palmeiras 3 x 1 São Paulo

O Pacaembu também deu sorte no primeiro jogo do clube com seu novo nome. Em sua estreia como Palmeiras, a equipe conquistou o título paulista de 1942 com o triunfo por 3 a 1 sobre o São Paulo. O feito histórico ficou conhecido como Arrancada Heroica, virou nome de quadro e, a partir daquele dia, o uniforme alviverde passou a usar um novo símbolo (só o 'P' e não mais com o 'PI'). O jogo também teve polêmica. Inconformado com a marcação de um pênalti de Virgilio em Og Moreira, o time tricolor abandonou o campo aos 19 minutos do segundo tempo e selou o triunfo adversário.


Taça Cidade de São Paulo - 1940

Folhapress

Palestra Itália 2 x 1 Corinthians

Além de ser o maior campeão do estádio com 26 conquistas, o Palmeiras também teve a honra de conquistar o primeiro título da era Pacaembu e justamente em cima do Corinthians. A Taça Cidade de São Paulo inaugurava o novo palco de competições esportivas da capital paulista. Na final no dia 5 de maio de 1940, o ainda Palestra Itália derrotou o rival por 2 a 1. Como de praxe nas conquistas alviverdes, não foi fácil. A torcida sentiu calafrios com o gol contra de Begliomini, mas Echevarrieta e Luizinho garantiram a vitória.


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host