Topo

Ironman Brasil consegue mais dez vagas para a prova do Havaí

19/06/2002 21h11

Da Agência Folha
Em São Paulo

Os organizadores do Ironman Brasil, única seletiva na América Latina para o Ironman do Havaí que acontece em outubro, conseguiram mais dez vagas para a mais tradicional prova de triatlo mundial.

Com isso, os triatletas que garantiram vaga na seletiva realizada em Florianópolis(SC), em maio deste ano, e perderam o prazo de inscrição podem disputar a competição.

Foram beneficiados com a decisão os brasileiros Izabel Jaguaribe, Antonio Ferreira da Silva Neto, Lucas Leão da Silva, João Carlos Gonçalves de Almeida, Ivan Albano Júnior, Sérgio Renato Diniz e Paulo Sérgio Rosa Costa, a colombiana Carmenza Morales, o belga Philippe Yven e a mexicana Julie Salas.

Cerca de 50 mil atletas de todo o mundo se inscrevem em busca de uma vaga no Ironman do Havaí. Apenas 1.500 estarão em Kona.

Os campeões de cada categoria no ano anterior estão automaticamente classificados e, ao lado dos mais bem classificados nas 24 seletivas realizadas pelo mundo, preenchem 1.300 vagas. Outras 200 vagas são pela "loteria". São candidatos com qualificação técnica escolhidos pela organização para completar o grupo.

Para um dos beneficiados, Antonio Ferreira da Silva Neto, que mora e treina em Mogi das Cruzes, foi uma felicidade ter recuperado a vaga para competir no Havaí, mas agora terá que correr em buscar patrocínio para bancar sua viagem e estadia.

"Vai ser uma batalha correr atrás de patrocínio, mas não tenho alternativa", diz o triatleta, segundo colocado na categoria de 18 a 24 anos, 14º no amador e 28º no geral na etapa sul-americana. "A perda da vaga tinha sido uma decepção muito grande".