Topo

Time do triatleta Emerson Gomes vence prova do "Extra Distance"

07/09/2002 13h25

Da Redação
Em São Paulo

Os 17 ciclistas que disputaram o "Extra Distance" chegaram no sábado a São Paulo, depois de pedalarem 3,5 mil quilômetros desde a saída de Fortaleza, no domingo anterior. A equipe campeã contou com o triatleta Emerson Gomes, Roberto Maluf, Eduardo Sahran e a nutricionista Patrícia Bertolucci.

Os quatro grupos tiveram de enfrentar vários desafios durante o percurso: sol forte, frio, estradas esburacadas e chuva. O principal obstáculo, porém, foi a falta de sono. Com quatro atletas em cada equipe e um como reserva, cada ciclista pedalava cerca de uma hora e tinha três de descanso.

A equipe segunda colocada foi a da triatleta Fernanda Keller, que contava também com João Paulo Diniz, José Filho e Vera Lia Aronis. A terceira foi a de Márcio Milan, Maria Luíza Andrade, a Malu, Ricardo Arap e Cláudio Flores. E a quarta foi a de Michel Bögli, Tamara Bögli, Marcelo Epperlein e Maurício Ramos, o Índio.

Os atletas passaram por dez Estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio e São Paulo. Durante os sete dias, só fizeram duas paradas: em Salvador, na terça, onde foram recebidos por baianas e pelo bloco afro Ilê Aiê, e em Niterói, na sexta, onde eram esperados pelas crianças do Instituto Fernanda Keller.

A Extra Distance foi inspirada na Race Across America, tradicional prova de ciclismo na qual os atletas atravessam os EUA de bicicleta. João Paulo Diniz, idealizador da versão brasileira da competição com Márcio Milan, gostou do resultado.

"Depois, vou me reunir com todos que participaram para fazermos um evento de grande nível em 2003", diz Diniz. "Podemos dizer que a prova já nasceu. Agora, é só desenvolver", completa Milan.

Para Zé Filho, que disputou várias edições do Race Across America com João Paulo Diniz e Michel Bögli, o espírito de união do grupo foi fora do comum. "Essa foi a maior diferença para a prova dos EUA. Um sempre se preocupava com os outros. O ônibus parecia a extensão da nossa casa, nossa família."

Emerson Gomes concorda: "O espírito de união de todo o grupo prevaleceu. Fizemos um evento sem precedente no Brasil", disse.

"A prova foi excelente, bem organizada. A gente tinha almoço, jantar, massagista. E de quebra ainda foi um ótimo treino para o Ironman do Havaí", afirma a triatleta Fernanda Keller, seis vezes medalha de bronze no Havaí (1994/95/97/98/99/2000). Neste ano, a prova será no dia 19 de outubro.