Topo

Destaques do triatlo nacional preparam-se para prova em Fortaleza

13/03/2003 13h02

Da Redação
Em São Paulo

Os melhores triatletas do Brasil estão com um grande objetivo para os próximos dez dias: a preparação para o Fortaleza ITU International Triathlon 2003, prova pré-olímpica oficial do calendário da International Triathlon Union e da Confederação Brasileira de Triathlon.

A competição, no dia 22, somará pontos para o ranking mundial da ITU, que é classificatório para as Olimpíadas de Atenas. O vencedor, por exemplo, acumula 200 pontos na corrida para os Jogos de 2004.

A prova, que será disputada em distância olímpica (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida), vai reunir cerca de 60 atletas profissionais de todo o mundo.

Já estão confirmadas as presenças de grandes atletas da modalidade no Brasil, como Leandro Macedo (DF), Virgílio de Castilho (RJ), Juraci Moreira (PR), Paulo Miyashiro (SP), Santiago Ascenço (GO), Luiz Catta Preta (PR), Bruno Khouri (MG) e Antônio Marcos da Silva (CE).

Entre as mulheres, Sandra Soldan (RJ), Carla Moreno (SP), Mariana Ohata (DF), Gisele Bertucci (PR) e Ana Cristina Boccanera (RJ) disputam um lugar no pódio.

Desses destaques, cinco já têm um objetivo alcançado em 2003. Leandro Macedo, Virgílio de Castilho, Sandra Soldan, Carla Moreno e Mariana Ohata estão com suas vagas garantidas para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto deste ano.

"Essa prova será uma excelente ocasião para somar ainda mais pontos no ranking mundial, pois meu grande objetivo é participar de mais uma Olimpíada", diz Sandra Soldan, que foi a sul-americana mais bem colocada nos Jogos de Sydney, em 11º lugar.

Virgílio de Castilho, que vai para o seu primeiro Pan, confia num bom desempenho no Ceará. "O calor do Nordeste vai nos beneficiar contra os estrangeiros. Espero fazer uma excelente prova", afirma.

A última vaga masculina para Santo Domingo será definida entre Juraci Moreira e Paulo Miyashiro, com base no ranking da ITU do dia 31 de março. Portanto, uma boa colocação em Fortaleza será decisiva para Juraci Moreira e Paulo Miyashiro na disputa da vaga.