Topo

Pensando nas Olimpíadas, brasileiras lutam por pontos em Fortaleza

19/03/2003 13h14

Da Redação
Em São Paulo

Quatro brasileiras lutam, neste sábado, por pontos que podem ser importantes na indicação das triatletas que defenderão o país nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Sandra Soldan, Mariana Ohata, Carla Moreno e Gisele Bertucci disputam a etapa de Fortaleza, que faz parte do calendário pré-olímpico da ITU e da Confederação Brasileira.

A prova, que será disputada em distância olímpica (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) pela Avenida Leste-Oeste, tem largada marcada para as 14h30, em frente ao Marina Park Hotel. O vencedor do pré-olímpico, tanto no masculino quanto no feminino, acumula 200 pontos no ranking mundial e pan-americano. Haverá pontuação para o atleta que chegar até a décima colocação.

Já classificada para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, a paulista Carla Moreno vem embalada pela vitória no Troféu Brasil, no último domingo, em Santos. Medalha de prata no Pan de Winnipeg, a triatleta de São Carlos, que atualmente está na 14ª posição do ranking mundial da ITU, espera um bom desempenho em Fortaleza.

"Será uma prova muito importante e, como meu sonho é disputar mais uma olimpíada, é vital ter uma boa colocação e somar o máximo de pontos que puder", afirma Carla.


Outra brasileira com vaga garantida em Santo Domingo é a carioca Sandra Soldan, 16ª do ranking mundial. Ela vem de um ano glorioso em 2002, em que foi a primeira latino-americana a se tornar campeã de um mundial da ITU, ao vencer o Mundial de Aquathlon, em Cancún.

Também foi a latino-americana mais bem colocada no Mundial de tritlo, também disputado na cidade mexicana, com o nono lugar. "Venho fazendo um treinamento intenso visando à prova deste sábado. Quero poder manter a consistência de bons resultados", afirma a triatleta, que passou duas semanas concentrada na Casa Brasil de Triathlon, o centro de treinamento da CBTri, em Florianópolis.

As maiores adversárias de Carla e Sandra na competição serão a brasiliense Mariana Ohata, 30ª colocada no ranking mundial, e a paranaense Gisele Bertucci, que ocupa a 97ª posição. A carioca Ana Cristina Boccanera também promete dar trabalho às favoritas e lutar por um lugar no pódio da prova cearense.

No masculino estão confirmadas as presenças de atletas de renome como Leandro Macedo (DF), Virgílio de Castilho (RJ), Juraci Moreira (PR), Paulo Miyashiro (SP), Santiago Ascenço (GO), Luiz Catta Preta (PR), Bruno Khouri (MG) e Antônio Marcos da Silva (CE), entre outros.

Este ano a Confederação Brasileira de Triathlon promoverá mais duas provas pré-olímpicas: o Vila Velha ITU International Triathlon, em 18 de maio, no Espírito Santo, e o Brasília ITU International Triathlon, em 8 de junho, no Distrito Federal, além da ITU World Cup, em 26 de outubro, no Rio de Janeiro.