Topo

Paulo Miyasiro completa triatlo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos

31/03/2003 14h11

Da Redação
Em São Paulo

A equipe brasileira de triatlo dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo está completa. Neste domingo, o paulista Paulo Miyasiro garantiu a última vaga ao ficar em segundo lugar no Pré-Olímpico da Baía de Amatique, na Guatemala.

Com isso, ele se juntou ao time que já tinha Leandro Macedo, do Distrito Federal, e Virgílio de Castilho, do Rio de Janeiro. No feminino, estão classificadas a paulista Carla moreno, a carioca Sandra Soldan e a brasiliense Mariana Ohata.

Miyasiro, de 26 anos, travava um duelo para superar o paranaense Juraci Moreira, seu companheiro na Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon, no ranking pan-americano. Ele chegou em segundo lugar na Guatemala, com o tempo de 2h02m07, enquanto Juraci não completou a prova.

A vitória foi do argentino Daniel Fontana, que fez 2h01m14, e o terceiro lugar ficou com o venezuelano Gilberto Gonzalez, com 2h03m23.

Apenas 40 pontos separavam os dois brasileiros na corrida pela terceira vaga masculina do Brasil, que foi decidida com base no ranking desta segunda-feira.

Com o resultado deste domingo, Miyasiro somou 185 pontos e está agora com 1.831 pontos, contra 1.686 pontos do paranaense. "Estou muito feliz. É a realização de um sonho. Há muito tempo venho trabalhando para isso, treinando muito, e agora fui recompensado", afirmou Miyasiro, que é considerado um dos melhores nadadores do triatlo mundial.

O brasiliense Leandro Macedo garantiu a sua vaga no Pan por ter sido o campeão do Pan-Americano de Triathlon Brasil Telecom, em setembro de 2002. O carioca Virgílio de Castilho carimbou seu passaporte na Argentina, em janeiro deste ano, quando foi o segundo colocado no Pré-Olímpico de La Paz.

Entre as mulheres, a paulista Carla Moreno já tem a vaga há quatro anos, por ter conquistado a medalha de prata nos Jogos de Winnipeg, em 1999. Sandra Soldan, carioca radicada em Niterói, assegurou seu lugar em Santo Domingo por ter sido vice-campeã do Pan-Americano de Triathlon Brasil Telecom. A brasiliense Mariana Ohata, segunda brasileira mais bem colocada no ranking pan-americano, completará o time do triathlon brasileiro feminino na República Dominicana.