Topo

Alexandre Ribeiro faz palestra e prepara-se para o Ironman Brasil

20/05/2003 15h40

Da Redação
Em São Paulo

O triatleta carioca Alexandre Ribeiro estréia como palestrante no 2º Ciclo de Palestras do Ironman Brasil Telecom 2003 nesta quarta-feira, em Florianópolis. O atleta falará para uma platéia de esportistas e técnicos sobre sua experiência nas 20 edições do Ironman que já disputou, além de dar dicas sobre treinamento.

A competição, que acontece no dia 24, em Florianópolis, marca também a volta de Alexandre ao "Ironman Brasil Telecom". No ano passado, Alexandre, ainda sem suporte financeiro, não participou da competição.

Em 2001, o atleta ficou em nono lugar na prova. O objetivo esse ano é conseguir uma das três vagas para o Ironman do Havaí. Alexandre está confiante: "Posso dizer que sou muito experiente e tenho boas chances de conseguir uma das vagas. Sou um viciado neste esporte."

Em busca de resultados cada vez melhores e com o objetivo de baixar o índice conseguido no Ironman Brasil 2001, 8h39min58, o triatleta adotou uma rotina de treinamentos rígida e aumentou o controle sobre a alimentação. Alexandre nada diariamente 15 Km, pedala 400 Km e corre outros 800 Km, as refeições são feitas a cada duas horas.

"Do jeito que estou treinando, com certeza vou conseguir reduzir meu tempo, ainda mais se as condições climáticas ajudarem", garante um Alexandre confiante.

O triatleta, atual recordista brasileiro no Ironman do Havaí, com 8h49min15, já soma 23 anos no triathlon e diz que se lembra dos primeiros passos no esporte: "Comecei a treinar para a minha primeira prova oficial no Brasil em maio de 1983. Na época, eu não tinha nem a bicicleta e precisei pedir uma emprestada ao meu primo. Acabei competindo com uma Caloi de 20 quilos, mas apesar disso o resultado foi bom, fiquei em vigésimo lugar entre 400 competidores", lembrou Alexandre.

No fim de semana, Alexandre Ribeiro fez seu último treino para o Ironman Brasil Telecom 2003. O atleta percorreu a estrada que liga as cidades do Rio e de Teresópolis de bicicleta. Esta semana, o atleta aproveita o tempo disponível em Florianópolis para treinamentos específicos visando à competição.