Topo

Cinco brasileiros viajam para disputa do Sul-Americano

21/05/2003 15h15

Da Redação
Em São Paulo

Cinco dos melhores triatletas do Brasil, integrantes da Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon, viajam nesta quarta-feira para a Venezuela, onde disputam, no próximo domingo, o Campeonato Sul-Americano de Triathlon, em Isla Margarita.

Além de um lugar no pódio, Juraci Moreira (PR), Virgílio de Castilho (RJ), Antônio Marcos da Silva (CE), Carla Moreno (SP) e Gisele Bertucci (PR) vão lutar por importantes pontos no ranking mundial, que classifica para a Olimpíada de Atenas. A prova, em distância olímpica - 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida -, tem largada prevista para as 8h (9h de Brasília).

Juraci está com o ânimo renovado para a viagem. No último domingo, o paranaense, de 24 anos, ficou em segundo lugar no Pré-Olímpico de Vila Velha e, pela primeira vez no ano, pontuou no ranking mundial.

"Agora, sim, o ano começou para mim. Depois de tantos problemas em várias provas no início do ano, me sinto renovado com este resultado e pronto para somar mais pontos e carimbar meu passaporte para Atenas", comenta Juraci, que diz estar agora colocando em ação o seu 'Plano B' para 2003.

"Como não consegui a vaga para os Jogos Pan-Americanos, vou tentar disputar o máximo de provas que puder para não ficar de fora da Olimpíada", afirma o paranaense, que esteve nos Jogos de Sydney em 2000.

Virgílio de Castilho, que estará no Pan de Santo Domingo, também está animado para a prova em Isla Margarita. "O clima lá é ótimo e vários dos mais importantes atletas sul-americanos estarão presentes. O venezuelano Gilberto Gonzalez é um dos mais fortes de toda a América Latina e vai competir com a torcida a favor", comenta o carioca de 27 anos. O cearense Antônio Marcos da Silva, de 26 anos, completa a equipe masculina brasileira na Venezuela.

Entre as mulheres, Carla Moreno e Gisele Bertucci também prometem fazer bonito no Sul-Americano. "Será uma excelente oportunidade de observar minhas adversárias que estarão no Pan", diz Carla, de 26 anos, natural de São Carlos. Já Gisele, paranaense de 23 anos, vê nesta prova mais uma chance de subir no ranking mundial.