Topo

Sandra Soldan ganha posição no ranking e busca vaga nas Olimpíadas

26/08/2003 16h34

Da Redação
Em São Paulo

Depois do quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, a triatleta Sandra Soldan parte para mais um objetivo: garantir vaga nas Olimpíadas de Atenas, no ano que vem.

Melhor sul-americana no triatlo, em Sydney, Sandra sonha com sua segunda Olimpíada e, a partir de setembro, vai participar de três etapas da Copa do Mundo na Europa: em Nice (França), Madri (Espanha), e Ilha da Madeira (Portugal).

Só em maio de 2004 serão divulgados, pela ITU, os nomes dos atletas que vão à Olimpíada. A lista será conhecida após o Mundial, em Portugal, e a partir daí as provas servirão para a preparação dos atletas classificados. "Vou me esforçar bastante para estar em Atenas e, quem sabe, trazer uma medalha", sonha.

"Na Europa, vou tentar manter meus últimos resultados em provas internacionais. Quanto mais pontos eu conquistar, mais perto eu ficarei de Atenas", diz Sandra Soldan, que ganhou uma posição no ranking da União Internacional de Triatlo (ITU), e, agora, ocupa o sexto lugar, com 3.457 pontos.

Além de Sandra, outras brasileiras aparecem no ranking, como Mariana Ohata, a 13ª, com 2.837 pontos, Carla Moreno, em 17ª, com 2.739, e Gisele Bertucci, na 87ª posição, com 877.

A triatleta reconhece que as provas serão difíceis. "Ano passado eu disputei as provas da França e de Portugal. O percurso de corrida e ciclismo é de subida, o que faz a diferença. Só não conheço o da Espanha, mas estou me preparando bem e espero estar em forma até lá", analisou Sandra.

Depois destas competições, ela vai disputar a etapa brasileira da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, dia 26 de outubro, e continuar a preparação para o Campeonato Mundial, que será realizado na Nova Zelândia, em dezembro.