Topo

Duas brasileiras estão entre as dez melhores do mundo

25/09/2003 11h53

Da Redação
Em São Paulo

Já reconhecido como uma das grandes forças do circuito internacional, o triatlo brasileiro vai ratificando essa condição a cada disputa. No último final de semana, por exemplo, a brasilense Mariana Ohata foi vice-campeã na etapa de Madri da Copa do Mundo, superando fortes adversárias e conseguindo importantes pontos no ranking da União Internacional de Triathlon (ITU), que vai definir os atletas que estarão nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Agora, o país conta com duas triatletas entre as dez melhores: Sandra Soldan (RJ), na nona posição, e Mariana na décima.

A presença das duas competidoras no seleto grupo das dez melhores é um feito significativo para o esporte. Afinal, somente outros dos países, Estados Unidos e Canadá, possuem mais de uma atleta entre as "top ten". O desempenho nacional supera, no momento, outra potência na modalidade, a Austrália.

"Isso mostra como o esporte vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Temos excelentes atletas e os resultados confirmam isso", explica Marcos Paulo Reis, técnico de Mariana.

Outras duas brasileiras também estão bem colocadas. Carla Moreno, que se recupera de uma contusão, ocupa no ranking divulgado esta semana a 23ª posição, enquanto Gisele Bertucci, que terminou em 41º na Espanha, está em 90º lugar.

Masculino
Não foi somente Mariana Ohata que ganhou posições no ranking. O santista Paulo Miyasiro, brasileiro mais bem colocado na etapa de Nice, na França (23º colocado), conseguiu terminar em 14º na prova disputada na capital espanhola, subindo seis posições na classificação mundial.

Ele é o 46º do ranking. O gaúcho radicado em Brasília Leandro Macedo continua sendo o melhor atleta nacional no ranking. Ele ficou em 50º na Espanha e está na 23ª posição, enquanto o paranaense Juraci Moreira está em 50º.