Topo

Aos 40 anos, Fernanda Keller prepara-se para o 17º Ironman do Havaí seguido

03/10/2003 16h37

Da Redação
Em São Paulo

A triatleta Fernanda Keller completa 40 anos de idade neste sábado, pronta para disputar, pela 17ª vez consecutiva, o Ironman do Havaí. A mais tradicional e difícil disputa do gênero está marcada para o dia 18 na ilha de Kona, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida, completando sua 25ª edição.

Longe de pensar em parar, Fernanda diz estar se sentindo bem e tem muito ainda a fazer pelo triatlo. "Muita gente me pergunta quando vou largar o esporte e eu mesma não sei a resposta. Chego aos 40 anos me sentindo em plena forma e consciente de que tenho muito ainda a fazer. Isso me deixa muito orgulhosa, pois competir com as melhores do mundo nessa idade é para poucos", destaca a triatleta, que está há 22 anos na modalidade.

O orgulho não é à toa. Afinal, Fernanda faz parte da elite na prova, tendo garantido a presença na disputa sem precisar buscar vaga nas seletivas ao longo do ano. A única classificatória realizada na América Latina é o Ironman Brasil Telecom, em maio, em Florianópolis, que selecionou outros 11 atletas nacionais nas categorias de faixa etária.

Ela ressalta a importância de fazer o que gosta para manter o bom nível. "Faço o que gosto e sinto alegria com isso. Minha carreira sempre foi levada a sério, sem me importar com as dificuldades da rotina de treinamentos e as competições. Isso também ajuda sensivelmente no fato de estar tanto tempo entre as melhores", explica.

Arecordista sul-americana na disputa, com 9h24min30seg, obtida em 99, já competiu 16 vezes no Havaí, conseguindo seis medalhas de bronze - 1994/95/97/98/99/2000. No ano passado, ela ganhou o título de "miss consistência" da revista especializada Triathlete, dos EUA. "A série de bons resultados desde 92 acabou motivando o prêmio. O que me deixa ainda mais feliz é que fui eleita por jornalistas", diz.