Topo

Fernanda Keller treina no Havaí para a disputa do Ironman

15/10/2003 15h01

Da Redação
Em São Paulo

Há uma semana em Kona, no Havaí, onde será realizado neste sábado o Campeonato Mundial de Ironman, Fernanda Keller não descansa. Desde que chegou, ela treina diariamente, num ritmo mais moderado, de duas a três horas por dia, para sua 17ª participação na competição, considerada a mais tradicional e dura prova de triatlo de longa distância do planeta. São 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Nesta quarta-feira, Fernanda Keller ela treina no local da prova por duas horas, fazendo meia hora de natação (cerca de 2 km), uma hora de ciclismo (cerca de 36 km) e meia hora de corrida (cerca e 15 km). "Selecionei as partes mais difíceis do percurso e estou fazendo um reconhecimento e também me adaptando ao clima", diz Fernanda, que completou 40 anos no último dia 04.

O calor havaiano agrada a triatleta niteroiense. Com média de 37ºC de temperatura e 80% de umidade relativa do ar, o outono em Kona está bem parecido com o verão carioca. "Gosto destas condições. Estou acostumada a treinar com calor e umidade, o que acaba me favorecendo bastante", afirma Fernanda, que fará nesta quinta-feira seu último treino antes da prova.

A brasileira já conquistou seis medalhas de bronze no Havaí (1994/95/97/98/99/2000) e detém o recorde sul-americando da prova, com a marca de 9h24min30 (obtida em 1999). Este ano, a atleta aparece novamente entre as favoritas ao título. Ano passado, ela ficou em quinto lugar e foi premiada pela organização do evento com o título de "Miss Consistence" pela sua presença constante na prova e frequência de bons resultados nos últimos anos, colocando-se sempre entre as Top Ten desde 1992.