Topo

Fernanda Keller é a 11ª colocada do Iron Man

19/10/2003 13h52

Da Redação
Em São Paulo

A niteroiense Fernanda Keller, 40 anos, única brasileira inscrita na categoria profissional, terminou em 11o lugar na elite feminina do "Iron Man" do Havaí, com o tempo de 9h47m39s. Fernanda fez uma ótima natação (primeira etapa da prova), saiu da água em 13o lugar entre as mulheres (elite feminina) e completou os 3,8km iniciais em 56 minutos.

Na etapa seguinte, porém, Keller não teve o mesmo desempenho. "Não consegui desenvolver o meu ciclismo. Foram 180km muito difíceis. Eu estava pesada e não pude reverter a situação. Acabei me distanciando muito das primeiras colocadas e sabia que teria pela frente uma maratona também bastante complicada", declarou a brasileira, que fez os 180km de ciclismo em 5h26m03s.

Keller entregou a bicicleta 24 minutos atrás da então primeira colocada, a suíça Natascha Badmann - que liderou boa parte do ciclismo - e teve de fazer uma corrida muito forte, de recuperação.

Natascha, que lutava pelo pentacampeonato (ela venceu em 2002, 2001, 2000 e 1998), saiu para correr na frente, seguida de perto pela alemã Nina Kraft e pelas canadenses Lori Bowden e Heather Fuhr. Mas, logo nos primeiros 3km, foi ultrapassada pela alemã Nina Kraft e, em seguida, por Lori Bowden. As duas se alternaram durante boa parte da maratona. Bowden acabou assumindo a liderança, mas Nina foi ultrapassada pela suíça Badmann num 'sprint' fantástico, a poucos metros do final. A quarta colocada foi a também canadense Heather Fuhr, campeã de 1997.

Keller correu muito forte e recuperou varias posições na etapa final, completando os 42km em 3h21m47s. Esta foi a 17a participação consecutiva da brasileira no Mundial, onde já havia conquistado seis bronzes (1994 / 95 / 97 / 98 / 99 / 2000).

Na edição deste ano, todas as atenções estavam voltadas para o profissional, mas pouca gente sabia que, paralelamente à disputa pelo título mundial, houve um desafio pelo posto de atleta master mais rápida do planeta. Este duelo foi travado entre a brasileira Fernanda Keller, seis vezes medalha de bronze, e a norte-americana Paula Newby-Fraser, oito vezes campeã da prova. As duas eram as únicas atletas com mais de 40 anos inscritas no profissional: Fernanda acabou de completar 40 anos e Paula está com 41.

Nesta disputa, o título coube à brasileira, que completou em 11o lugar, apenas uma posição à frente de Paula, que foi a 12a colocada. "Me sinto uma privilegiada por correr aqui no Havaí por 17 anos consecutivos e, mesmo aos 40 anos de idade e 22 de carreira, terminar entre as 15 melhores do mundo. Só quem conhece esta prova sabe o significado disso. Me sinto uma vencedora, mesmo tendo ficado este ano em 11o lugar", declarou Fernanda.