Topo

Rivaldo Martins bate recorde do Ironman para deficientes físicos

21/10/2003 17h17

Da Redação
Em São Paulo

O atleta paraolímpico Rivaldo Martins venceu neste fim de semana a 25ª edição do Ironman, na ilha de Big Island, no Havaí. Com o tempo de 10h33min51s, o triatleta chegou com mais de 20 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o americano Willie Stewart, e quebrou o recorde da prova na categoria para deficientes físicos, a "Phisically Challenged".

A antiga marca de 10h42min era do americano Jim Maclaren. Integrante da equipe Brasil Telecom, o Rivaldo conquistou seu segundo título na competição, uma das mais tradicionais e difíceis do mundo.

"Esse era o único recorde no triatlo que eu ainda não tinha conquistado. Mesmo com o forte calor, consegui melhorar em mais de meia hora o tempo que eu havia feito em 2001, quando venci o Ironman do Havaí pela primeira vez", lembrou.

"Ser campeão mundial e ainda quebrar o recorde é uma realização fantástica, indescritível", comemorou o atleta, que chegou a passar mal durante a prova.

No dia 2 de novembro, o triatleta vai participar de uma prova beneficente em San Diego, na Califórnia, em prol da CAF (Challenged Athletic Foundation), organização que apóia atletas portadores de deficiência física.

Rivaldo disputará o trecho de natação do triathlon, ao lado de Fábio Maia, no ciclismo, e do campeão olímpico Joaquim Cruz, na corrida. Também estarão presentes na festa grandes nomes do triathlon e artistas, como Robin Williams e Jim Carrey, entre outros.

"Será uma prova fantástica e acho que temos todas as condições de vencer. A festa é uma iniciativa maravilhosa", prevê.

Rivaldo Martins, 44 anos, teve a perna esquerda amputada abaixo do joelho em 1986, quando sofreu um acidente automobilístico. Tetracampeão mundial de triatlo e campeão de quatro provas de Ironman (na Nova Zelândia, Havaí - duas vezes - e Alemanha), o atleta compete com o auxílio de uma prótese.