Topo

Etapa da Copa do Mundo servirá como teste para o Pan de 2007

30/10/2003 15h26

Da Redação
Em São Paulo

No dia 9 de novembro, quando alguns dos melhores triatletas do mundo estiverem reunidos no Rio de Janeiro para a disputa da ITU World Cup Brasil Telecom 2003, os competidores não serão os únicos avaliados por seu desempenho. A cidade do Rio e o circuito da Praia de Copacabana também serão testados para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e para a candidatura do Rio de Janeiro a sede da Olimpíada de 2012.

Copacabana já foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pela Confederação Brasileira de Triathlon como sede da modalidade para o Pan 2007 e para a candidatura a 2012. O evento está na programação que o COB enviou ao Comitê Olímpico Internacional como evento-teste, entre outras provas internacionais na cidade que serão realizadas até 2005, quando o COI definirá as cidades finalistas para a escolha da sede dos Jogos de 2012.

O local já foi sede de vários outros eventos da modalidade, como o Campeonato Pan-Americano e os Jogos Sul-Americanos, ambos realizados no ano passado.

A etapa carioca da Copa do Mundo de triatlo terá a participação de mais de cem atletas estrangeiros, de 25 países. Estarão em jogo importantes pontos para o ranking mundial da International Triathlon Union (ITU), classificatório para a Olimpíada de Atenas. A prova tem largada marcada para as 9h30 no feminino e 11h30 no masculino. A disputa será em distância olímpica (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida), na Praia de Copacabana, com natação no Posto Seis.

A lista de inscritos conta com nomes como o do número um do ranking mundial, o australiano Greg Bennett. O quarto melhor do mundo, Volodymyr Polikarpenko, da Ucrânia, também confirmou presença, assim como o oitavo colocado, Dmitriy Gaag, do Cazaquistão. No feminino, Laura Redback, terceira do ranking mundial, e a canadense Carol Montgomery, número nove do mundo, também estarão no Rio.

Para lutar pela vitória o Brasil terá seus principais atletas. No masculino, Leandro Macedo (25º do ranking mundial), Juraci Moreira (41º), Paulo Miyasiro (51º) e Virgílio de Castilho (69º e medalha de prata no Pan de Santo Domingo) estarão lutando por medalhas. Sandra Soldan (10ª), Mariana Ohata (12ª) e Carla Moreno (24ª) são a esperança brasileira no feminino).