Topo

Brasileiro termina na liderança no primeiro dia do Mundial de ultraman

29/11/2003 13h49

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Alexandre Ribeiro, 38 anos, está na frente na disputa pelo título do Campeonato Mundial de Ultraman, que está sendo realizado desde sexta-feira na ilha de Kona, Havaí. Ribeiro terminou o primeiro dia de prova em primeiro lugar, com uma boa vantagem em relação aos demais competidores.

Nesta primeira etapa foram 10 km de natação, seguidos de mais 145 km de ciclismo. Ele fez o terceiro melhor tempo da natação e, na etapa seguinte, conseguiu recuperar posições e assumir a ponta, entregando a bicicleta em primeiro.

Neste sábado, o desafio continua, com largada às 14h30 (de Brasília). Após uma noite de descanso, os competidores terão que encarar mais 276 km de ciclismo. No domingo, acontece a ultramaratona (84 km), terceira e última etapa da prova. Apenas 35 atletas participam da edição deste ano, que marca o aniversário de 20 anos do Campeonato Mundial de Ultraman.

O neozelandês Gordo Byrn, campeão de 2002 e favorito ao bicampeonato este ano, teve que abandonar a prova logo na etapa da natação ao ser queimado por uma água viva.

Conhecido por ser um excelente ciclista e corredor e acostumado a encarar grandes desafios, Alexandre Ribeiro agora aparece entre os favoritos ao título. Mas, para isso, vai ter que administrar o cansaço, as dores no corpo e contar com boas condições climáticas, pois além das ultradistâncias, os atletas têm que enfrentar variações bruscas de temperatura, muita umidade, ventos fortes e até chuva.