Topo

Virgílio de Castilho e Sandra Soldan vencem o Brasileiro de aquatlo

25/01/2004 12h39

Da Redação
Em São Paulo

Virgílio de Castilho e Sandra Soldan, dois dos maiores nomes do triatlo brasileiro, sagraram-se campeões de aquatlo neste domingo, em prova disputada em Niterói.

A prova começou com uma forte corrida de 2.500 metros, saindo da Boa Viagem até o Forte do Gragoatá e o contorno do Museu de Arte Contemporânea. Às 8h, o sol já era forte e o niteroiense Alexandre Maximiliano liderou a primeira etapa entre os homens.

Virgílio de Castilho assumiu a liderança durante os 1.000 m de natação, na Praia de Boa Viagem, seguido pelo brasiliense Leandro Barbosa, na segunda posição, e Maximiliano, em terceiro. Depois o carioca ficou na frente durante os últimos 2.500m de corrida, completando o percurso total em 30min08s.

"Estou num ritmo muito forte. Nunca treinei tanto na minha vida. Consegui fazer um bom tempo e fiquei satisfeito com o resultado. Este é meu primeiro título brasileiro de aquathlon e estou bastante feliz com isso", disse o carioca de 28 anos, atual campeão brasileiro de triathlon e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

O maior objetivo de Virgílio é ter um bom desempenho nas seletivas olímpicas - a primeira é dia 11 de abril, no Japão - e garantir sua vaga para Atenas. Para isso, o carioca vem fazendo uma média semanal de treinos de 26km de natação, 340km de ciclismo e 90km de corrida.

Entre as mulheres, Sandra Soldan foi absoluta durante toda a prova. A triatleta, que mora em Niterói, liderou a competição de ponta a ponta e completou o circuito em 32m51, mais de três minutos à frente da segunda colocada, a também carioca Ana Cristina Boccanera. Em terceiro terminou a paulista Gisele Bertucci.

"Esta é uma prova de pura explosão, diferente do que estamos acostumadas. Corri bem na primeira etapa e fiz uma natação bem forte, que garantiu meu resultado", explicou Sandra, que em 2002 conquistou o Mundial de Aquathlon, em Cancun. Assim como Virgílio, ela vem treinando bastante para as seletivas olímpicas, fazendo uma média semanal de 25km de natação, 400km de ciclismo e 75km de corrida.

Quem também participou da prova foi o campeão mundial de Ultraman, Alexandre Ribeiro. Acostumado com provas de longa distância, ele terminou na oitava colocação, mas ficou feliz com o resultado. "Sem dúvida o que valeu hoje foi a brincadeira, a oportunidade de correr com tantos amigos, nesta paisagem maravilhosa", brincou o homem mais resistente do planeta, que agora está concentrado nos treinos para o Ironman da Nova Zelândia, em março.