Topo

Virgilio de Castilho é um dos favoritos no Mundialito de Santos

29/01/2004 11h08

Da Redação
Em São Paulo

Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e nome forte para representar o Brasil na Olimpíada de Atenas, o carioca Virgilio de Castilho é um dos grandes favoritos no Mundialito Cidade de Santos de Fast Triathlon, neste domingo, em Santos. A competição começa às 9h30, reunindo 18 triatletas de seis países, num formato especial, que exige muita velocidade e preparo físico dos participantes.

Atravessando a melhor fase de sua carreira, o competidor de 28 anos teve um 2003 vitorioso e iniciou 2004 justamente faturando a seletiva brasileira para o Mundialito. Ele vai competir na condição de um dos favoritos ao título individual, além de ser peça fundamental para que o Brasil consiga o bicampeonato por equipes.

"Vamos nos reunir na sexta-feira para traçar a nossa estratégia", revelou o triatleta, referindo-se ao encontro que terá com os seus companheiros de equipe, o brasiliense Leandro Macedo, o paulista Reinaldo Colucci e o alternate, o catarinense Ivan Razeira.

"Quem manda é o Leandro. Ele é o capitão", brincou Virgilio, ao falar sobre o triatleta mais experiente do país, único que competiu em todas as edições do Fast, sendo o atual campeão individual. "Esta é uma prova de pura explosão, que requer força e não admite erros. Treinei no mesmo ritmo da seletiva, onde fui muito bem, e penso que dá para representar bem o país."

Os brasileiros enfrentarão competidores do Canadá, Estados Unidos, Argentina, África do Sul e Japão. Entre os rivais, destaques internacionais, como o argentino Daniel Fontana, atual 29º colocado no ranking mundial, e o canadense Brent McMahon, campeão do Fast em 2001 e que compete no evento pelo quarto ano seguido. A competição terá três baterias (com curtos intervalos para descanso), compostas de 250m de natação, 4.200m de ciclismo e 1.350m de corrida, realizadas num circuito montado na Ponta da Praia, junto ao Aquário Municipal.

Atenas
Para disputar a sua primeira olimpíada, o triatleta terá pela frente três seletivas determinadas pela Confederação Brasileira da modalidade, onde estarão brigando por três vagas o brasiliense Leandro Macedo, Paulo Miyasiro e o paranaense Juraci Moreira. Leandro, por ser o melhor colocado no ranking mundial (29º lugar), tem praticamente assegurada a sua participação, deixando as outras duas para os três atletas posicionados entre os 100 melhores do mundo.

Serão três seletivas - duas etapas da World Cup, no Japão, dia 11 de abril, e no México, dia 25 do mesmo mês, e o Mundial na Ilha da Madeira, em Portugal, dia 8 de maio. "Será obrigatória a participação nas três etapas e o pior resultado de cada atleta vai ser descartado. Vou com tudo, não posso deixar escapar essa oportunidade", disse Virgilio.