Topo

Brasil fica em segundo no Mundialito de Fast Triatlo

01/02/2004 13h49

Da Redação
Em São Paulo

Os triatletas brasileiros Virgilio de Castilho e Leandro Macedo e Reinaldo Collucci garantiram para o Brasil a segunda colocação por equipes no Mundialito de Fast Triathlon, realizado neste domingo, na Ponta da Praia, em Santos (SP).

A equipe brasileira ficou atrás apenas da África do Sul. A competição reuniu 18 triatletas de seis países, num formato especial. Foram três baterias com 250 metros de natação, 4,2 km de ciclismo e 1,3 km de corrida, sendo que em cada uma delas as atletas somaram pontos na classificação individual e por equipes.

Na classificação individual, Virgílio de Castilho ficou em quarto lugar, atrás do canadense Brent MacMahon, o terceiro colocado, por apenas um ponto. Em segundo, ficou Hendrick Villers, da África do Sul.O vencedor individual foi Paul Tichelaar, também do Canadá.

Logo na primeira bateria os brasileiros Reinaldo Colucci e Virgílio de Castilho acertaram o ritmo na natação. No ciclismo, o canadense Paul Tichelaar e Colucci revezaram a liderança. Já Virgilio se destacava entre os que apareciam no segundo pelotão.

Na corrida, Reinaldo saiu na frente do canadense, mas foi ultrapassado por Tichelaar e também pelo americano Brian Fleischmamm. A vitória da bateria ficou com o canadense Paul Tichelaar, com 18 pontos, seguido pelo americano Brian Fleischemamm, com 16 pontos, e, em terceiro, o brasileiro Reinaldo Colucci, com 14. Leandro Macedo fechou na sexta colocação e Virgilio de Castilho, atleta da Brasil Telecom, em nono.

Na segunda bateria Virgilio de Castilho saiu da água na primeira colocação e acelerou na área de transição para o ciclismo, mas o canadense Brent MacMahon garantiu a liderança do primeiro pelotão sozinho. Os brasileiros não conseguiram manter o rimo no ciclismo e partiram para a corrida na terceira colocação atrás dos canadenses. Virgilio de Castilho, que teve o apoio da torcida, conseguiu recuperar as colocações e fechou a bateria em quinto.

Na terceira bateria o triatleta Virgilio de Castilho saiu da água na quinta colocação, mas ganhou espaço frente aos adversários durante a prova. Na corrida, o atleta estava bem atrás e com um bom ritmo de prova superou os canadenses. Virgilio abriu 25 metros de vantagem em relação ao primeiro pelotão e fechou a bateria na primeira colocação. O atleta foi o único brasileiro que venceu uma das baterias.