Topo

Triatletas disputam título brasileiro neste sábado, em João Pessoa

05/03/2004 14h45

Da Redação
Em São Paulo

Cerca de trezentos triatletas profissionais e amadores devem participar neste sábado do 13º Campeonato Brasileiro de Triatlo, que será disputada em distância olímpica -1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida-, em João Pessoa, Paraíba.

Entre os profissionais, a disputa deve ser mais acirrada no masculino. O atual campeão, Virgílio de Castilho, luta pelo bicampeonato. Depois de conquistar no ano passado o título brasileiro, o atleta foi campeão do sul-americano e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

"Minhas energias estão todas voltadas para as seletivas olímpicas, pois meu maior sonho é ir para Atenas. Mas o título brasileiro é muito importante e não quero deixar escapar este bi", afirma o carioca, de 28 anos.

Um dos principais concorrentes de Virgílio é o tetracampeão brasileiro Juraci Moreira. Assim como seu rival, o paranaense de 24 anos está no auge dos treinamentos para as seletivas olímpicas -que começam em abril. "Estou indo cansado para João Pessoa, mas vou atrás do penta", diz.

Por sua vez, Juraci considera o cearense Antonio Marcos da Silva favorito a ficar com o título. "Como não foi classificado para as seletivas olímpicas, o Marquinhos está focado somente nesta prova, treinando exclusivamente para o brasileiro. Ele é o favorito", aposta Juraci.

No feminino, sem algumas das principais estrelas do país, a brasiliense Mariana Ohata, campeã em 1997, 1999, 2002 e 2003, é a grande favorita. A carioca Sandra Soldan e as paulistas Carla Moreno e Gisele Bertucci, suas principais adversárias, não disputarão o Brasileiro.

A triatleta de 25 anos está confiante, mas prefere evitar falar em favoritismo absoluto. "Não dá para menosprezar ninguém. O triatlo brasileiro está crescendo muito e uma nova geração começa a aparecer. Alguém pode surpreender", analisa.

Mariana é a décima colocada do ranking mundial da União Internacional de Triatlo. Atualmente, seu foco é na preparação para os Jogos de Atenas, no qual está praticamente com a vaga garantida.