Topo

Carla Moreno conquista a 1ª etapa do Troféu Brasil em Santos

14/03/2004 15h58

Da Redação
Em São Paulo


A paulista Carla Moreno, que está se preparando para as Olimpíadas de Atenas, conquistou neste domingo o título da primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que reuniu na praia do Gonzaga, em Santos, 850 atletas. Carla ratificou o favoritismo vencendo a prova em 2h03min08s, seguida da também paulista Gisele Bertucci (2h08min10s) e da argentina Maria Soledad Omar (2h09min23s).

No masculino, o título ficou com o goiano Santiago Ascenço, que completou o percurso da prova de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, em 1h50min55s. O segundo lugar ficou com o cearense Antônio Marcos de Souza e Silva (1h51min15s), seguido do niteroiense Marcus Ornellas (1h51min54s). O melhor santista na prova foi Frederico Monteiro, que terminou em quarto lugar (1h52min31s).

Carla, que sempre afirmou gostar muito de correr o Troféu Brasil, dessa vez deixa Santos ainda mais confiante. "Pude fazer hoje (domingo) tudo o que pretendia. A única recomendação do meu técnico era para que eu avaliasse o meu pedal, pois o ciclismo será bastante forte em Atenas. E aqui fui muito bem (Carla liderou de ponta a ponta o ciclismo). Isso me deixa muito feliz", disse ela, que tem corrido as provas nacionais para se preparar para os Jogos Olímpicos e o Mundial, no mês de maio, em Portugal.

Campeã do Troféu Brasil 2003 e do Triathlon Internacional de Santos, Gisele Bertucci comemorou o segundo lugar. "Até me surpreendi um pouco, pois fiquei gripada durante a semana e consegui ir bem", contou ela, que tem como principal objetivo este ano o bicampeonato da prova. "Só fiquei atrás da Carla. É sempre bom competir com ela, que está se preparando para uma Olimpíada e é onde quero chegar. A cada prova sempre aprendo uma coisinha a mais com ela".

O dia nublado, com temperatura mais amena (28 graus) e bastante úmido (92%), ajudou na vitória do goiano Santiago Ascenço. "As condições estavam ótimas", disse ele, que durante o ciclismo traçou sua estratégia para o final da prova. "Saí atrasado da água e sabia que teria que buscar no ciclismo. Estava pedalando bem, mas mudei minha estratégia no meio do percurso quando vi que o (Alexandre) Manzan, que tem uma corrida forte, tinha furado o pneu. Daí me poupei para a corrida e só ultrapassei o (Marcus) Ornellas quando faltava três ou quatro quilômetros para o final", disse.

Ascenço não esperava a vitória. "Era uma incógnita. O nível técnico da prova estava alto e qualquer um dos competidores poderia ter ganho", afirmou o goiano, que pretende disputar todas as provas do Troféu Brasil.

De Santos, o Troféu Brasil segue para Niterói (RJ), onde acontecerá a segunda etapa, no dia 2 de maio.

Os cinco primeiros da categoria Profissional foram - Feminino: Carla Moreno, 2h03min08s; Gisele Bertucci, 2h08min10s; Maria Soledad Omar (ARG), 2h09min23s; Ana Cristina Boccanera, 2h10min15s; Vanessa Gianinni, 2h12min35s; Masculino: Santiago Ascenço, 1h50min55s; Antônio Marcos de Souza e Silva, 1h51min15s; Marcus Ornellas, 1h51min54s; Frederico Monteiro, 1h52min31s; Alexandre Manzan, 1h52min39s. Todos os resultados podem ser vistos na página www.trofeubrasil.com.br.