UOL Esporte Últimas Notícias
 
11/12/2009 - 07h44

Revezamento da tocha dos Jogos de Inverno é marcada por protestos

Das agências internacionais
Em Montreal

REVEZAMENTO DA TOCHA

  • Richard Wolowicz/Getty Images/AFP

    O campeão da F-1 Jacques Villeneuve participou
    do revezamento da tocha em Montreal, no Canadá

  • Richard Wolowicz/Getty Images/AFP

    Protesto teve cerca de 100 pessoas, sem prisões

O campeão da Fórmula 1 Jacques Villeneuve correu os metros finais do revezamento da tocha olímpica dos Jogos de Inverno, em Montreal, na quinta-feira, em um evento marcado por protestos dos canadenses. As Olimpíadas na neve acontecem a partir de fevereiro, em Vancouver.

Os protestantes conseguiram atrasar a chegada da tocha ao seu destino em uma hora. Foram cerca de cem manifestantes, cuja principal alegação foi de que os Jogos de Inverno acontecerão ilegalmente, em solo “roubado” dos antigos nativos do Canadá.

Apesar de a polícia agir ostensivamente contra os protestos, não houve prisões.

A principal estrela do dia foi Villeneuve, que correu com a tocha em sua casa. Em uma rua coberta de neve, ele foi o responsável por entregar a chama na Basílica de Notre-Dame, o que o piloto de 38 anos chamou de uma “experiência única” em sua vida. Ele brincou sobre o fato de não poder disputar os Jogos.

“Corrida de carros seria um pouco complicado nos Jogos Olímpicos”, riu o canadense. Além dele, a medalhista de ouro na patinação artística Barbara Ann Scott, de 81 anos, foi outro nome conhecido que participou do evento em Montreal, na quinta-feira.

O revezamento da tocha no Canadá passou por todas as províncias do país. Foram mais de 4 mil pessoas carregando o símbolo olímpico, em 25 mil quilômetros. O brasileiro César Cielo participou, em Hopewell Rocks, na província de New Brunswick. A abertura dos Jogos de Vancouver acontece no dia 12 de fevereiro.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host