UOL Esporte Últimas Notícias
 
04/01/2010 - 17h40

Para conter doping, britânicos estudam buscas policiais na vila olímpica

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

O Comitê Olímpico Britânico estuda criar uma nova lei para coibir o uso de substâncias dopantes entre os atletas durante os Jogos de Londres, em 2012. Nesta segunda-feira, Colin Moynihan, presidente da entidade, revelou a intenção de permitir o acesso da polícia local para fazer buscas na vila olímpica por medicamentos proibidos pela Agência Mundial Anti-Doping (Wada).

“Isso significa que, se alguém for flagrado utilizando doping na vila olímpica em 2012, a polícia terá o direito legal de vasculhar o local”, declarou Moynihan, “Se os atletas souberem que isso pode acontecer, vamos impedir que pessoas trapaceiem e causem danos a si mesmas”, acrescentou.

Medicamentos proibidos pela Wada não fazem parte da lista de substâncias às quais os policiais britânicos são autorizados a executar buscas. Os oficiais podem apenas investigar casos de drogas ilegais, como heroína.

“Queremos fazer com que o uso de substâncias que melhorem o desempenho de um atleta seja considerado um crime”, reforçou o dirigente. “E penso que, como nação que sediará os próximos Jogos Olímpicos, devemos ter essa atitude inovadora”, prosseguiu.

De acordo com os planos de Moynihan, a proposta de lei deverá ser enviada em fevereiro deste ano e aprovada entre junho e julho de 2011. “Não acredito que esse projeto será criticado”, antecipou o presidente.

Entretanto, Peter Gardner, diretor-executivo da Comissão de Atletas Britânicos criticou a proposta de Moynihan, a qual classificou como “absolutamente desastrosa para os Jogos de Londres”: “Se há uma razão para que essas buscas sejam feitas, tudo bem. Mas não queremos ver investigações aleatórias”, analisou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host