UOL Esporte Últimas Notícias
 
20/01/2010 - 14h56

COI vai coordenar reconstrução de arenas esportivas no Haiti

Das agências internacionais
Em Lausanne (SUI)
  • Presidente do COI, Jacques Rogge, recebe bola simbólica como início de cooperação com a ONU

    Presidente do COI, Jacques Rogge, recebe bola simbólica como início de cooperação com a ONU

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira que vai coordenar os trabalhos de ajuda para reconstruir as instalações esportivas destruídas com o terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou o Haiti e causou pelo menos 75 mil mortes naquele país.

A operação também terá o auxílio de comitês olímpicos nacionais de todo o mundo e da Organização Panamericana de Esportes. Nesta quarta, o COI ofereceu suas condolências ao povo do Haiti em uma cerimônia realizada no Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.

Na ocasião, o presidente do COI, Jacques Rogge, recebeu uma bola de futebol confeccionada por meninos dos subúrbios de Nairóbi, capital do Quênia. A bola marca o início de uma cooperação com a ONU e será deixada no local para exposição.

Como reflexo da cooperação entre o COI e as Nações Unidas, Rogge recebeu a bola das mãos da princesa Haya Al Hussein, mensageira da Paz da ONU, e de Wilfried Lemke, conselheiro especial do Esporte para o Desenvolvimento.

“Esta bola foi feita com material descartável, mas representa algo precioso. O esporte muda a vida das pessoas, sejam elas moradoras de uma mansão ou de um campo de refugiados. Esta bola simboliza a cooperação entre COI e ONU para levar o poder enobrecedor do esporte àqueles que necessitam”, declarou Rogge.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host