UOL Esporte Últimas Notícias
 
05/02/2010 - 14h14

Reino Unido adota passaporte biológico para frear doping até os Jogos de 2012

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

As autoridades britânicas que administram as políticas contra o doping afirmaram nesta sexta-feira que os atletas terão de adotar o esquema de passaporte biológico, como uma medida de evitar o uso de substâncias ilícitas. O esforço é relacionado à proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

O projeto do Reino Unido é parecido com o usado pela União Ciclística Internacional para monitorar o ciclismo, e terá colaboração com o laboratório de uma universidade de Londres ligada à Agência Mundial Antidoping.

Os testes usuais antidoping comparam as amostras retiradas com a média de toda a população, de acordo com a substância pesquisada. O passaporte biológico reúne exames de um mesmo atleta para que se possa comparar a evolução de seus níveis sanguíneos.

“Este novo programa vai comparar o atleta com ele mesmo, em vez de fazer isso em relação à população. O efeito é que é mais fácil pegar atletas dopados”, disse David Cowan, diretor do controle antidoping.

O uso do passaporte biológico começou no último mês, com um grupo inicial de atletas. Eles serão testados periodicamente e os resultados passarão a ser comparados. Durante o ano, serão realizados 8 mil testes pelo laboratório – só durante os Jogos, em duas semanas, serão entre 5 mil e 6 mil.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host