UOL Esporte Últimas Notícias
 
11/03/2010 - 15h39

Após o Rio, COB cria "Time São Paulo" mirando 2016; boxe feminino terá centro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Kassab (d) e Nuzman assinaram protocolo de intenções para projeto do Time São Paulo nesta 5ª

    Kassab (d) e Nuzman assinaram protocolo de intenções para projeto do Time São Paulo nesta 5ª

Apesar de o Rio de Janeiro ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está “espalhando” a preparação do país para a briga por medalhas na competição e em Londres-2012. Após os cariocas terem uma equipe de atletas criada, é a vez dos paulistas formarem o “Time São Paulo”.

Nesta quinta-feira aconteceu a assinatura do protocolo de intenções entre a prefeitura de São Paulo e o COB. O prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, anunciaram a criação do projeto, que visa apoiar a preparação de atletas de modalidades individuais.

“São Paulo é o coração dos grandes atletas que têm integrado as seleções brasileiras de diversas modalidades. Esse protocolo abrirá novas perspectivas”, disse Nuzman. O foco principal é nos Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Sul-Americanos. Além disso, deve ser criado um Centro de Excelência em Boxe, voltado principalmente para as mulheres.

"Com este anúncio, São Paulo passa a ser a primeira a cidade a apoiar a preparação de atletas até 2016”, adicionou o presidente do COB. “Os detalhes do projeto, bem como o aporte financeiro da Prefeitura de São Paulo, serão acertados entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e o COB, em conjunto com as Confederações. O mais importante é que teremos em São Paulo um forte aliado na preparação dos atletas."

Como no Rio de Janeiro, serão cerca de dez atletas contemplados, todos considerados com chances de medalhas em Londres, nas Olimpíadas de 2012. Os nomes não foram anunciados, sendo que o Rio será dado suporte a atletas como Kaio Márcio, Bimba, Diego Hypolito e Bárbara Leôncio (não foram confirmados mais nomes).

"Este protocolo é mais do que uma intenção. São Paulo está ao lado do esporte brasileiro e do Rio de Janeiro nesta caminhada até 2016”, afirmou Kassab. “Estamos engajados para fazer no Rio de Janeiro uma grande Olimpíada e ajudar a preparar nossos atletas, seja na construção e reforma de equipamentos esportivos, no apoio direto aos atletas ou em qualquer outra missão."

APOIO DE MAGIC PAULA: CENTROS DE BOXE E GINÁSTICA

Entre os presentes na assinatura estiveram o secretário de Esportes Walter Feldman e a ex-jogadora de basquete Paula. Ela falou no projeto de criar um Centro de Excelência em Boxe, voltado principalmente para as disputas femininas, e um núcleo de ginástica artística.

"Além disso, já acertamos com a Confederação Brasileira de Atletismo que os treinamentos da equipe de saltos serão no Centro Olímpico. Esse acordo com o COB dá ainda mais credibilidade ao trabalho que é feito no Centro Olímpico", explicou Magic Paula.

O boxe feminino estreará nos Jogos Olímpicos de Londres, após ser aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional para ser integrado no programa da competição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host