UOL Esporte Últimas Notícias
 
19/03/2010 - 07h00

Brasil opta por 2º escalão em Jogos Sul-Americanos de pouco apelo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A delegação brasileira que vai disputar os Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, a partir desta sexta-feira, está longe de ser um time de primeira linha. As principais modalidades do país não deram muito valor para a competição, como vôlei e basquete, que vão levar equipes de categorias de base. O futebol, por exemplo, optou simplesmente por não participar do evento.

Por outro lado, há esportes menos populares do país que vão levar a equipe principal. Alguns, como o ciclismo, pretendem apenas usar os Jogos para se preparar para outras competições intercontinentais. No entanto, em raras exceções, o torneio oferece vagas para o Pan-Americano no México em 2011 ou para o Mundial de sub-23 de atletismo, por exemplo.

Diante deste cenário, a lista de atletas brasileiros conhecidos do grande público é muito pequena. A natação vai levar Thiago Pereira, Kaio Márcio e Joana Maranhão; o futsal terá o time principal com Falcão e Lenísio; o judô terá a medalhista olímpica Ketleyn Quadros; Diego Hypólito se apresenta na ginástica; e Hugo Hoyama fará a sua quarta participação no tênis de mesa.

FUTSAL E FUTEBOL

Futsal: A equipe brasileira vai com o time principal para buscar o seu terceiro título no torneio. Esta é a terceira participação da modalidade nos Jogos. Falcão e Lenísio lideram a seleção.
O que vale? O futsal é novato em competições intercontinetais e 'leva a sério' para se manter nos Jogos, mas não dá vaga para nada.

Futebol: Não se interessou pelo torneio e não enviou para a Colômbia nenhuma seleção, nem mesmo de base como fizeram outras modalidades
O que vale? Não vale vaga para nenhuma outra competição

No atletismo, o país terá representantes de sub-23 e pode garantir alguns atletas juvenis (até 19 anos) no Mundial da categoria, marcado para julho em Moncton, Canadá. Quatro participantes dos Jogos Sul-Americanos já estão classificados: Bárbara Oliveira (4x400 m), Jonathan Silva (110 m com barreiras), Caio Bonfim (20.000 m marcha) e Geisa Arcanjo (Arremesso do peso).

Já no ciclismo, o Brasil vai com o que tem de melhor e disputará todas as categorias. No entanto, a competição não dá vaga para nenhum outro campeonato. O time nacional visa apenas fazer uma preparação para os Jogos Pan-Americanos do México.

ESPORTES AQUÁTICOS

Natação: Vai com a elite, como Thiago Pereira, Kaio Marcio e Joana Maranhão. Ausentes, só o trio de Auburn (Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa)
O que vale? Sem vagas para outros torneios, será treino para o Maria Lenk

Polo: Aproveitará os Jogos para renovar o grupo. Entre os 13 convocados, somente três foram medalhistas no Jogos Pan-Americanos de 2007
O que vale? Não vale vaga para nenhuma competição, vale apenas como preparação para o Pan-Americano

Saltos ornamentais: O Brasil vai desfalcado de Cesar Castro, quinto colocado no Mundial de 2009. De resto, a delegação terá seus principais atletas
O que vale? Não leva a outro torneio

Os Jogos Sul-Americanos valem vaga para a Copa do Mundo de Canoagem, que tem início em maio. A equipe brasileira conta com atletas experientes, como os medalhistas do Pan-Americano do Rio de Janeiro (2007), Roberto Maehler (ouro) e Wladimir Moreno (prata), além de outras revelações. A competição também será importante para a delegação de caratê, que mescla jovens e experientes para tentar garantir vagas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

A equipe de levantamento de peso vai com o time principal e ainda levará dois atletas que treinam no exterior. Fernando Reis, que treina nos Estados Unidos, e Rafael Andrade, que atua no Equador. Apesar disso, nesta modalidade, os Jogos não valem vaga para nenhuma outra competição. O mesmo acontece na esgrima, mas o país vai para a Colômbia com os quatro primeiros do ranking da modalidade.

TÊNIS DE MESA E TÊNIS

Tênis de mesa: O veterano Hugo Hoyama é o destaque da modalidade, que enfrentará uma dificuldade a mais. "Lá a caracateristica do jogo é diferente, porque existe altitude [mais de 1500 m]. A bolinha acaba atrapalhando muito. A bola corre demais e tem menos peso, por isso seria bom chegar lá com mais antecedência, mas acredito que isso não será decisivo", disse
O que vale? Vale apenas como preparação para o Pan

Tênis: Sem as estrelas, o Brasil será representado atletas mais jovens. Três no masculino e três no feminino
O que vale? Não vale vaga para outro torneio

No esqui aquático, a equipe nacional vai com o time completo em todas as categorias, sendo que o atleta de maior destaque é Marcelo Giardi, o Marreco, que foi ouro no Pan. A competição também vale vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2011. Os representantes de vela também são de elite, apesar dos Jogos não oferecerem vagas em outros torneios. Os competidores foram selecionados por meio do campeonato brasileiro - com exceção para a classe lightning, que exigiu uma seletiva própria.

JUDÔ E LUTAS

Judô: A delegação vai utilizar os Jogos para testar novos atletas, como o caso de Laisa Santana, que faz sua estreia defendendo o país. O Brasil só não vai disputar o peso super-ligeiro masculino, que não é uma categoria olímpica
O que vale? Vale apenas como teste e preparação para atletas mais novos

Lutas: Os atletas fizeram um intercâmbio de um mês em Cuba com a seleção local. A delegação vai com força total para a competição
O que vale? Não dá vaga para outro torneio

Boxe: Vai para a Colômbia com atletas experientes. No masculino, três dos boxeadores já foram para Olimpíadas
O que vale? Só vale pelo título

Os quatro atletas que representarão o Brasil no vôlei de praia têm menos de 20 anos e estiveram presentes no último Campeonato Mundial sub-21, no ano passado, na Inglaterra. Considerados promessas da modalidade, Jô/Marcus e Fabí/Julia ganharam a oportunidade de disputar mais um torneio internacional para ganhar experiência. Fabí e Jô têm 19 anos, um a mais que Julia Schmidt. O caçula é Marcus com 17 anos.

Por outro lado, a equipe brasileira terá seus principais competidores de squash em Medellín, escolhidos em seletiva no Rio, no início de fevereiro. Entre eles estão Rafael Alarcon e Ronivaldo Conceição, da equipe que venceu a medalha de bronze no Pan de 2007.

MODALIDADES DE QUADRA

Handebol: As equipes vão desfalcadas de atletas que atuam na Europa
O que vale? A competição classifica para os Jogos Pan-Americanos de 2011

Vôlei: A seleção feminina será formada com atletas sub-23. No masculino, serão dez atletas da seleção infanto-juvenil e outros dois do time juvenil
O que vale? Não vale nada, tanto é que o Brasil só participou de duas edições até hoje

Basquete: As seleções de basquete que representam o Brasil na Colômbia são sub-18
O que vale? Já classificadas à Copa América, encaram o torneio como preparação para o campeonato

Sem Natália Falavigna, os destaques brasileiros do taekwondo estão no masculino. Márcio Wenceslau e Diogo Silva são as esperanças da modalidade, que leva um total de 16 atletas para Medellín. Já no triatlo, o país terá seis competidores.

Segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), além do futebol, beisebol, hipismo, patinação velocidade e softbol não serão representados na Colômbia. O fato curioso ficou para o hipismo, que não estará em Medellín porque existe uma barreira sanitária entre Brasil e Colômbia. Se os cavalos do país fossem competir, teriam que esperar 60 dias na nação vizinha antes de retornar.

GINÁSTICA

Ginástica artística: A equipe feminina da ginástica artística vai com a equipe principal. Apenas Daniele Hypólito não competirá, pois participará na mesma data da Copa do Mundo em Doha. No masculino, o time brasileiro também vai completo, com presença confirmada de Diego Hypólito. Apenas Caio Costa e Péricles da Silva não vão para a Colômbia para representar o país na Copa do Mundo
O que vale? Não vale vaga para nenhuma outra competição

Ginástica rítmica: Vai com o time principal, o mesmo que disputou a Copa do Mundo da modalidade
O que vale? Não vale vaga para nenhuma outra competição

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host