UOL Esporte Últimas Notícias
 
20/03/2010 - 16h46

Irlanda perde para a Escócia e França leva título do rúgbi em casa

Das agências internacionais
Em Dublin (Irlanda)
  • Jogadores de rúgbi da Escócia comemoram vitória contra os favoritos irlandeses no Croke Park

    Jogadores de rúgbi da Escócia comemoram vitória contra os favoritos irlandeses no Croke Park

A equipe de rúgbi da França bateu a Inglaterra por 12 a 10 neste sábado e conquistou o título do Six Nations Grand Slam, em partida disputada no estádio Saint-Denis, em Paris, na França. Os franceses também levaram o título em 2002 e em 2007.

Foi um jogo suado. Mas depois de um bom começo da Inglaterra, a França passou a controlar a partida gradualmente. Com três pênaltis convertidos por Morgan Parra, o time do técnico Marc Lievremont marcou 12 a 7 na primeira etapa da partida.

Também neste sábado, pouco antes da partida entre França e Inglaterra, a Escócia bateu a favorita Irlanda por 23 a 20 em pleno Croke Park, em Dublin, diante da torcida irlandesa. Com a derrota, a Irlanda perdeu a chance de lutar pelo bicampeonato do Six Nations. Nos últimos sete anos, a Irlanda foi soberana, conquistando cinco títulos. Com a surpreendente derrota, o título da competição ficou com a França.

Os irlandeses, que foram campeões no ano passado e vencedores do grand slam, precisavam vencer com uma ampla vantagem para seguir com chances de título e ainda tinham que torcer por um improvável tropeço da França diante da Inglaterra, neste sábado.

A ansiedade pelo resultado acabou afetando a atuação da Irlanda, que começou a atacar de forma desordenada e passou a cometer erros. A Escócia, que não tinha vencido nenhuma partida na competição, soube tirar proveito do desequilíbrio dos donos da casa com uma atuação de gala de Dan Parks, que converteu uma penalidade, abrindo uma vantagem de três pontos para os escoceses ainda no primeiro tempo.

Em desvantagem, os jogadores irlandeses se precipitaram e não conseguiram bater a Escócia, apesar da superioridade técnica. O primeiro tempo terminou com vitória parcial da Escócia, por 14 a 7. Na segunda etapa, a Escócia soube administrar a vantagem obtida no primeiro tempo e encerrou a partida com uma vitória de 23 a 20. Com a vitória dos escoceses, a Itália acabou com a Colher de Pau, dada à equipe com pior desempenho na competição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host