UOL Esporte Últimas Notícias
 
19/05/2010 - 08h41

Roma bate Veneza e será candidata a receber a Olimpíada de 2020

Das agências internacionais
Em Roma (ITA)

O Comitê Olímpico Italiano escolheu nesta quarta-feira a cidade de Roma como candidata a receber os Jogos Olímpicos de 2020. A cidade de Veneza também havia apresentado sua candidatura, mas ficou para trás. De acordo com a votação realizada pelo Comitê, Roma alcançou 9,2 pontos, enquanto Veneza ficou com 5,7. A marca não chega aos seis pontos exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional.

Roma se candidatou para receber os jogos se apoiando no lema: “Uma cidade que já recebeu os Jogos Olímpicos é uma cidade olímpica para sempre”, em referência aos Jogos de 1960. O projeto romano para 2020 conta com 42 instalações esportivas - 33 estão prontas e em uso – e 105 centros de treinamento.

Entre eles, se destaca a Cidade do Esporte, que foi desenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e que está sendo construída em uma zona fora da capital italiana. Além disso, Roma já tem o Foro Itálico, cujas instalações foram utilizadas para os Jogos de 1960 e seguem sendo palco de competições de alto nível. O estádio Olímpico também foi uma das armas de Roma na disputa contra Veneza.

De acordo com a imprensa italiana, os membros do Comitê Olímpico Italiano descartaram a candidatura de Veneza porque o projeto apresentava problemas de alojamento, transporte, segurança e experiência. Roma tem hotéis de dois a cinco estrelas em um raio de dez quilômetros.

Além dos problemas citados pelo Comitê, os Jogos em Veneza obrigariam atletas e torcedores a usarem barco para conseguir chegar aos locais de competição. Em Roma, segundo os organizadores, 40 minutos são necessários para alcançar as quatro zonas dedicadas às diferentes atividades esportivas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host