UOL Esporte Últimas Notícias
 
18/06/2010 - 07h10

Top 10 - Contratações e dança das cadeiras lideram a semana longe da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Enquanto Higuaín faz gols para se tornar artilheiro, o Brasil vence sem dar show e a África do Sul decepciona, o mundo dos esportes fica de olho na Copa do Mundo. No entanto, não é só do campeonato mais importante do futebol que o noticiário tem vivido. Com isso, o UOL Esporte selecionou as notícias mais importantes dos últimos sete dias, resumindo o que de melhor rolou nesta primeira semana em que se respira Mundial.

Veja abaixo os destaques após sete dias de Copa, em que as contratações de técnicos no futebol brasileiro, o título da NBA e as especulações no mercado da bola também tiveram vez:

TOP 10 - MELHORES MOMENTOS DO ESPORTE LONGE DA COPA DO MUNDO

1. Felipão volta ao Palmeiras

Em pleno domingo, durante uma pausa entre jogos da Copa do Mundo e coincidentemente no meio do GP do Canadá de F-1, Luiz Felipe Scolari fez o aguardado anúncio: estava de volta para o Palmeiras. Após sete anos, Felipão confirmou o acerto com o time com qual foi campeão da Libertadores de 99, em um acordo de dois anos e meio, que tem início em 15 de julho. "Nunca escondi minha admiração pelo Palmeiras e estou emocionado por voltar a essa casa", declarou. A confiança do time aumentou com a chegada do técnico campeão mundial com a seleção e a de Kleber, tanto que Diego Souza já afirmou que cogita ficar.
2. Dança das cadeiras

Além de Scolari, outros clubes tiveram mudanças de técnicos, com uma verdadeira dança das cadeiras, em que quem permanece sem clube é Adílson Baptista. Ele era esperado para ser comandante do Internacional, mas o clube gaúcho surpreendeu na sexta-feira ao anunciar que estava tirando Celso Roth do Vasco. Com isso, o clube cruz-maltino teve de correr atrás de um novo treinador e no domingo - quase que simultaneamente a Felipão no Palmeiras -, tomou PC Gusmão do Ceará. Para fechar Estevam Soares fechou o ciclo, acertando com o time nordestino,  vice-líder do Campeonato Brasileiro.
3. Vai e vem no mercado nacional

Não foi apenas entre os técnicos que as contratações esquentaram. Foi o caso de Jobson, que retornou ao Botafogo depois de ser punido por teste positivo de doping, em que alegou usar crack. Ele foi recebido com festa no Rio, com direito a torcida na recepção. Ainda no Rio, um sonho antigo do Fla se concretizou com a chegada do zagueiro Jean, e o Flu recebeu Emerson "Sheik" na quarta-feira. Em São Paulo, o Palmeiras anunciou Tadeu. No entanto, André foi o primeiro dos Meninos da Vila a deixar o Santos. Ele foi negociado com o Dynamo de Kiev, mas ainda poderá jogar a final da Copa do Brasil.
4. Lakers e brasileiros campeões

As duas principais ligas de basquete do mundo definiram os seus campeões nesta semana. Após dois anos, o Los Angeles Lakers vingou a derrota sofrida nas finais de 2008 e conquistou o título da NBA sobre o arquirrival Boston Celtics nesta quinta-feira. Foi a 16º conquista da equipe californiana, que levou o bicampeonato da liga norte-americana e ainda teve o astro Kobe Bryant eleito o MVP das finais pelo 2º ano seguido. Na Europa, o Caja Laboral surpreendeu o favorito Barcelona e ficou com o título da Liga Espanhola com uma grande atuação dos brasileiros Marcelinho Huertas e Tiago Splitter. O pivô foi eleito o melhor da decisão.
 
5. Lewis vence lidera; Massa é 15º

O GP do Canadá é um dos mais inusitados, por ser misto de retas de alta velocidade e chicanes intrincadas. Apesar de não ter acidentes, a prova foi marcada por ultrapassagens, já que os pneus foram protagonistas. Devido ao forte desgaste, o desempenho foi afetado. Melhor para a McLaren, com Lewis Hamilton. Ele foi o mais regular para bater Vettel e Alonso, que fecharam o pódio. Assim, tomou a primeira posição de Webber na tabela. Já Massa tocou em Liuzzi, tocou em Schumacher, e acabou em 15º. Para completar foi envolvido em um rumor - rapidamente negado - de que renovou contrato com a Ferrari como 2º piloto de Alonso.
6. Morumbi fora da Copa

Após semanas de rumores, falsas confirmações e desmentidos, enfim foi tornado oficial: o Morumbi não sediará jogos da Copa de 2014. Ao mostrar uma versão mais simples do que a prometida originalmente à Fifa, o São Paulo desagradou a entidade. Quarta-feira, um comunicado da CBF oficializou que, sem as garantias financeiras originais, não seria possível seguir em frente com o estádio, o que arrisca inclusive a cidade de São Paulo como sede. Com isso, o Palmeiras já ofereceu sua arena, e o projeto da nova "Arena Pirituba" ganhou força. O presidente Lula também se envolveu no tema e criticou a decisão.
7. Brasil perde série de 12 anos

Acostumada às vitórias e aos títulos, a seleção brasileira de vôlei deve ter deixado Bernardinho possesso. O time recebeu a Holanda para duas partidas, sábado e domingo, e já na primeira surgiu a zebra. Mesmo com um time quase todo titular, o Brasil caiu por 3 a 0 em Brasília, perdendo invencibilidade de 25 partidas contra os rivais, que não venciam a equipe verde-amarela desde 1998. Apesar do revés, Bernardinho conseguiu fazer o time reagir. Já com Giba na partida, no domingo a seleção se vingou dos europeus e colocou as coisas na normalidade, triunfando por 3 sets a 1, tranquilizando o time para pegar a Coreia nesta sexta e sábado.
8. Veteranos nas manchetes

Lleyton Hewitt já não é mais o jogador que foi número 1 do mundo, mas o australiano ainda mostra algum brilho. No último domingo, quem sofreu com isso foi Roger Federer. O ex-líder do ranking - Nadal tomou seu posto após Roland Garros - chegou à final de Halle (ALE) para conquistar o hexa na grama. No entanto, permitiu a virada de Hewitt, que voltou a levantar uma taça após 14 meses. Outro 'velhinho' apareceu na imprensa, aos 42 anos. Thomas Muster, austríaco que também foi nº 1 do mundo, chocou ao anunciar que vai voltar a competir. Ele aceitou convite para disputar simples e duplas no challenger de Braunschweig (ALE).
9. Veterano dá show, mas perde

Chuck Liddell foi dado como acabado após derrota para Shogun no UFC 107. No entanto, ganhou mais uma chance na edição nº 115 e, apesar de derrota, não decepcionou. Sábado, o meio-pesado do Hall da Fama fez um ótimo 1º assalto e quase derrubou Rich Franklin. Pelo menos até faltarem 5 segundos para o gongo. Nesta hora, um golpe certeiro do rival atingiu seu queixo, nocauteando-o na hora. Apesar do revés que pode aposentá-lo, Liddell fez jus à fama, assim como Cro Cop, que venceu bem. O brasileiro Paulo Thiago perdeu por pontos para Kampmann (DIN). No judô, Flávio Canto foi ouro pela Copa do Mundo.
10. Negociações na Europa

Além do Brasil, a Europa também efervesce quando às transferências na janela de verão - do hemisfério Norte. E os brasileiros não estão livres do assédio. Enquanto o Barcelona se livra de Ibrahimovic, que pode voltar para a Inter de Milão, Robinho e Pato são cotados para o seu lugar. Já Maicon é  ligado ao Real Madrid constantemente, enquanto o técnico Vanderlei Luxemburgo foi citado para comandar o Málaga. Ainda na Espanha, o Real Madrid tinha interesse por Rooney, mas, segundo o Marca, fechou com Di Maria. Já a novela Cesc Fábregas no Barcelona continua, agora com Sandro Rosell na presidência, no lugar de Laporta.

 *Imagens: Folhapress, EFE, AP, AFP, Reuters, Pedro Ponzoni/UOL e Divulgação.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host