UOL Esporte Últimas Notícias
 
30/06/2010 - 15h05

Jogos Olímpicos de Londres enfrentam dúvidas sobre futuro de instalações

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Assim como acontece com a Copa do Mundo na África do Sul, questões estão sendo feitas sobre o que vai acontecer com as estruturas construídas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 quando o evento esportivo for encerrado. Os organizadores têm planejado o que fazer com as instalações desde que lançaram sua candidatura em 2005.

O comitê organizador da Olimpíada de Londres criou uma empresa para avaliar o legado dos Jogos três anos antes do evento, mais cedo do que qualquer cidade-sede anterior. A companhia tentou ainda reduzir os custos para a construção do estádio que receberá as competições de atletismo. No entanto, os legisladores já estimaram em 533 milhões de libras (803 milhões de dólares) o valor da construção e ainda há dúvidas se um futuro inquilino será encontrado.

O estádio de 80mil lugares deve ter capacidade reduzida para 25mil depois dos Jogos, mas as tentativas de obter clubes de futebol e rúgbi interessados, e até mesmo um clube de críquete, pararam no empenho dos organizadores do Comitê Olímpico Internacional (COI) para manter a pista de atletismo ao redor do gramado.

O Comitê de Legado do Parque Olímpico (OPLC) recebeu as propostas e espera anunciar um acordo no próximo ano. Em novembro passado, ele disse que não planejava qualquer alteração dentro ou fora, enquanto o estádio esteja incluído provisoriamente como palco da Copa do Mundo, na Inglaterra, em 2018.

O West Ham, clube de futebol da Premier League, é o inquilino preferencial para muitos, especialmente depois que disse em março que suas atividades poderiam coexistir com o atletismo, mas a empresa de esportes e lazer norte-americana AEG tem sido apontada como interessada.

Outro local que tem lutado para assegurar um inquilino é o Centro Internacional de Mídia, avaliado em 334 milhões de libras. Os organizadores estão à procura de empresas de mídia para assumí-lo, mas sem sucesso até agora.

O órgão responsável pela fiscalização das despesas públicas emitiu um relatório em fevereiro que dizia que a falta de inquilinos para estes locais poderia resultar em um custo de manutenção de até 276 milhões de libras.

Em Londres, os organizadores dizem que o investimento de 9,3 bilhões de libras nos Jogos irá estimular a regeneração de áreas mais necessitadas da cidade, trazer empregos e novas habitações. "Nós já temos um grande interesse de potenciais operadores e organismos desportivos por esses locais, mas o Parque Olímpico em si nos oferece uma maior possibilidade", disse Andrew Altman, diretor-executivo da OPLC.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host