UOL Esporte Últimas Notícias
 
29/07/2010 - 09h18

Presidente do COI vê projeto de Londres para os Jogos Olímpicos-2012 como 'grande exemplo'

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, elogiou o projeto de Londres para os Jogos Olímpicos-2012 e o vê como um grande exemplo de recuperação dos bairros menos favorecidos para diversas cidades.

“É um grande exemplo de regeneração de uma cidade e também de como deixar um legado positivo”, afirmou Rogge, que está na capital britânica para assinar um contrato de patrocínio de dez anos entre o COI e um grupo norte-americano de produtos.

“O leste de Londres era uma zona totalmente contaminada, abandonada, e vamos dar uma nova vida a ela. Vamos dar-lhe um coração, uma alma, uma vida, com casas e novos habitantes. É algo extraordinário”, completou.

A East End de Londres, que durante anos foi uma zona perigosa com altas taxas de criminalidade, vai acolher o estádio olímpico, o principal edifício que está sendo construído para os Jogos. Rogge também pediu para os organizadores insistirem em deixar um legado além das instalações que estão construindo.

“Haverá transformações, novas vias de acesso, novos edifícios e vida social. É um legado positivo dos Jogos. Sempre pedimos que o legado não seja unicamente esportivo, como os estádios, mas também econômico, urbano e humano”, acrescentou.

Em relação aos problemas, Rogge confia que a deficiência nos transportes coletivos, um dos pontos que mais preocupa os organizadores, poderá ser resolvida. “É verdade que o transporte em Londres é difícil porque há muito tráfego e as ruas não são muito largas. Mas os organizadores, junto com os responsáveis da cidade e das autoridades, têm um plano de transportes e creio que pode ser eficaz, não estou preocupado”, finalizou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host