A jovem Yi Siling, de 21 anos, superou a competição com uma compatriota e a torcida adversária para vencer o título mundial e estabelecer o novo recorde mundial na modalidade carabina de ar 10m. Na outra final do Mundial de Tiro Competitivo realizada neste domingo, em Munique, o japonês Matsuda Tomoyuki levou o ouro na pistola 50m.
A chinesa Yi Siling estabeleceu o novo recorde mundial ao anotar 505,6 pontos na final, superando a compatriota Wu Liuxi, atual líder do ranking mundial na temporada 2010 e que já havia vencido Siling diversas vezes nos últimos dois anos.
“Eu estou surpresa que estabeleci o novo recorde mundial. Estou realmente feliz que me tornei a nova campeã mundial e gostaria de agradecer minha equipe pelo sucesso”, afirmou a atleta de 21 anos, que também teve que lidar com a torcida contra dos torcedores alemães. Isso porque o antigo recorde mundial pertencia à Sonja Pfeilschifter, alemã que havia estabelecido a marca em 2008. O bronze ficou com a italiana Elania Nardelli.
A brasileira Roberta Cabo participou da disputa mas terminou apenas na 127ª posição final.
Na disputa da pistola 50m, o japonês Matsuda Tomoyuki anotou 669,7 pontos na decisão para superar o adversário Daemyung Lee, da Coréia do Sul. A surpresa do pódio ficou por conta do terceiro colocado, Vyacheslav Podlesny. O atleta do Kazaquistão ocupa a 73ª posição no ranking e nunca havia participado de um campeonato Mundial, mesmo assim conseguiu conquistar o bronze no Mundial da Alemanha.
O brasileiro Stenio Yamamoto terminou sua participação na 61ª posição.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas