UOL Esporte Últimas Notícias
 
Reprodução

Página do guia do governo britânico sobre o Brasil

11/08/2010 - 13h06

Guia para Londres-2012 diz que brasileiro só se atrasa e argentino é sem graça

Do UOL Esporte *
Em São Paulo

Você é brasileiro e está pensando em ir a Londres para as Olimpíadas de 2012? Então se prepare. A agência nacional de turismo do Reino Unido preparou um guia para que os ingleses recepcionem bem os turistas. E abusou dos estereótipos. Para eles, por exemplo, brasileiros estão sempre atrasados e os argentinos têm um humor sem graça.

AS RECOMENDAÇÕES DO GUIA

  • Para lidar com os brasileiros:
    - Seja gentil e não fique bravo com as tentativas dos brasileiros de falar inglês
    - Não pergunte sobre idade e estado civil
    - Esteja preparado para ser interrompido
    - Mulheres sempre se vestem de forma sexy
    - Não se assuste com os beijinhos
    - Estão sempre atrasados

  • Para lidar com os argentinos:
    - Não fale das Falklands, é um assunto delicado
    - Não fale de EUA ou Brasil. São rivais
    - Não use America para falar dos EUA. Eles também se sentem americanos
    - Não fale de política e de religião, mesmo que eles estejam falando dela
    - Não sirva vinho, é uma ação delicada e cheia de simbolismos e pode ofender alguém
    - Não se ofenda com o humor típico dos argentinos

Para os brasileiros, a lista de recomendações é grande. Segundo o documento, as mulheres se vestem de maneira sexy para qualquer ocasião e o “brasileiro é um povo que tem uma noção de espaço pessoal menor do que outras culturas”. Na prática, isso significa que beijos na bochecha e abraços são comuns e “o toque não tem conotação sexual, mas é amostra de amizade ou preocupação”.

Além disso, o guia diz que, no Brasil, a noção de tempo não é a mesma que a Inglaterra e as relações humanas são mais valorizadas do que os horários definidos. Na prática, os ingleses queriam dizer: se prepare, os brasileiros se atrasam, e muito.

Em outros guias, os estereótipos se repetem. Os argentinos, por exemplo, são retratados como donos de um humor peculiar e de gênio curto. Você não deve, por exemplo, falar das Malvinas, dos EUA ou do Brasil e não deve falar de política ou de religião. O mais importante, no entanto, é nunca servir vinho: “é uma ação cheia de significados complexos e você pode ofender alguém.”

Fora da América do Sul, a tendência é a mesma. Com os mexicanos, você não deve falar sobre imigrantes ilegais nem pobreza. Com indianos, espera um comportamento rude. Com árabes, a tendência é a mudança rápida de humor.

Segundo Sandy Dawe, chefe do VisitBritain, a agência oficial de turismo britânica, em entrevista ao jornal Guardian, o país vai receber milhões de pessoas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e “é vital para a economia receber amistosamente os turistas”.

* Com agências internacionais

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host