UOL Esporte Últimas Notícias
 
19/08/2010 - 10h49

'Vuvuzela' vira termo oficial da língua inglesa no dicionário de Oxford

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dizem as academias de letras que uma língua deve sempre se atualizar de acordo com o uso que a própria população faz das palavras. Portanto, nada mais normal do que um estrangeirismo, milhões de vezes repetido ao redor do mundo inteiro, aquele que foi o som da última Copa do Mundo, seja incorporado a um dicionário de acadêmicos ingleses.

Esse foi o destino da palavra “vuvuzela”, que entrou, junto de outras 2.000 novas expressões, na nova versão do dicionário Oxford, feito pela famosa universidade homônima situada na Inglaterra, que anunciou a nova leva de inclusão de palavras na última quarta-feira.

Um porta-voz de Oxford disse que o dicionário, lançado em 1998, é baseado em evidências de como a língua é usada no dia-a-dia, se valendo de um grande banco de palavras e expressões que vão sendo registradas conforme o uso é relatado aos acadêmicos, numa realimentação constante deste imenso arquivo linguístico.

Logo, uma palavra tantas vezes repetida durante um evento da magnitude da Copa do Mundo, como a sul-africana “vuvuzela”, só poderia cair na boca do povo – literalmente – e, portanto, também adicionada ao dicionário, já que o termo cumpre com a exigência de que haja repercussão popular.

Outro indicador da popularidade do termo: filtrando-se a pesquisa do Google apenas para a língua inglesa, onde foi assimilada oficialmente, o número de ocorrências da palavra “vuvuzela” registrado pelo gigantesco mecanismo de buscas é de nada menos que 54 milhões de páginas, algo que poucos termos conseguem alcançar.

Evidências podem ser encontradas também em estádios, arenas, ginásios e quadras ao redor do mundo, já que muitos organizadores de eventos esportivos proibiram o uso de vuvuzelas – caso, por exemplo, do Torneio de Wimbledon (tênis), do Mundial de Basquete que será realizado na Turquia no fim de agosto, ou no UFC (torneio de vale-tudo).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host