UOL Esporte Últimas Notícias
 
 AFP PHOTO/Deshakalyan CHOWDHURY

Ministro sopra vuvuzela com chefe do comitê dos Jogos Britânicos, Suresh Kalmadi

29/09/2010 - 09h12

Vuvuzela entra no kit de bugigangas oficiais dos Jogos Britânicos

Das agências internacionais
Em Nova Déli (Índia)

O sopro inicial da orquestra de vuvuzelas que está por vir nos Jogos da Comunidade Britânica foi dado nesta quarta-feira em Nova Déli, pelo ministro do Esporte da Índia, M.S. Gill. Proibida em competições como a Liga dos Campeões da Europa, a corneta que ditou a trilha sonora da Copa do Mundo de 2010 está oficialmente legalizada no evento que começa no dia 3 de outubro.

A vuvuzela ganhou respaldo na Índia por estar na lista de souvenirs oficiais comercializados pela organização dos Jogos da Comunidade Britânica, competição que vem causando polêmica no país asiático, pela precariedade da organização.

Se a vuvuzela cair no gosto dos torcedores indianos, haverá outra polêmica à vista nos Jogos Britânicos. Isso porque a corneta de plástico está longe de ser unanimidade. Na África do Sul, país responsável por difundir o objeto mundo afora, a vuvuzela foi muito criticada por atrapalhar as transmissões dos jogos e até interferir na comunicação entre os jogadores no campo.

Maior evento esportivo já sediado pela Índia, os Jogos Britânicos de 2010 são os mais caros da história da competição - seu custo total pode chegar a US$ 10 bilhões. Porém, o recente surto de dengue no país e as condições precárias da vila olímpica estão entre os problemas que ameaçam a realização do evento e motivam boicotes por parte de alguns atletas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host