Topo

Odepa pressiona, e Guadalajara-2011 assegura Vila Pan-Americana em julho

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/10/2010 19h48

 

Os primeiros sinais de preocupação em relação à Vila Pan-Americana foram evidenciados em abril. Nesta terça-feira, o local que abrigará os atletas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 voltou a ser tema de debate em reunião realizada em Acapulco, no México. O assunto irritou o presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), Mario Vazquez Raña, que recebeu a promessa de que a instalação ficará pronta em julho, três meses antes do início da competição.

“Quero explicações claras e sem mentiras. Não devemos jogar flores onde não merece flores. Os problemas não são as instalações esportivas, que estão longe de serem as melhores do mundo. São apenas boas instalações. O grande problema que temos é a Vila Pan-americana. Não podemos ter falhas daqui pra frente, pois do contrário não conseguiremos finalizar essa instalação”, afirmou Raña, causando constrangimento na comitiva de Guadalajara.

A pressão iniciada em abril surtiu efeito. O Comitê Organizador dos Jogos garantiu que a Vila ficará pronta no dia 4 de julho, com serviços de jardinagem e instalação de equipamentos concluídos no final do mesmo mês. "Estamos com um percentual de avanço para o que planejamos até agora em relação à Vila. Os prazos estão sendo executados de acordo com o cronograma para cada semana", assegurou Carlos Andrade, diretor geral dos Jogos.

O comitê organizador afirmou ainda que o Estádio de Atletismo, outra preocupação da ODEPA, estará concluído em maio. Das 42 instalações que serão utilizadas em Guadalajara-2011, 29 estão prontas e outras 13 em andamento, inclusive o Velódromo, que em virtude de um erro de projeto precisou ser refeito.

A previsão é que a Vila Pan-Americana receba 6 mil atletas durante o evento e o restaurante atenda a 3 mil pessoas simultaneamente. O local destinado para acomodar os competidores está dividido em quatro módulos de prédios, sendo um de 22 andares.

O cronograma esportivo dos Jogos Pan-Americanos contemplará os 26 esportes olímpicos e mais sete pan-americanos (boliche, esqui-aquático, pelota basca, karatê, raquetebol, squash e rúgbi), além de beisebol e softbol, que saíram do programa olímpico, mas continuarão no Pan.

A ausência será a canoagem slalom, por falta de segurança. De acordo com o presidente da Odepa, o rio onde seriam disputadas as provas fica em uma região fora de Guadalajara e, diante da onda de criminalidade no México, Raña preferiu não colocar em risco os participantes.

Um total de 15 esportes servirá como seletiva (ou parte dela) para os Jogos Olímpicos de Londres-2012: atletismo, handebol, natação, triatlo, nado sincronizado, pólo aquático, tênis, tênis de mesa, tiro, canoagem, judô, hipismo, saltos ornamentais, hóquei e pentatlo moderno.