UOL Esporte Últimas Notícias
 
26/11/2010 - 17h48

Cielo, Murilo, Murer e dupla de praia estão entre os finalistas do 'novo' Brasil Olímpico

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou nesta sexta-feira os seis indicados (três no masculino e três no feminino) ao prêmio de Melhor do Ano no Prêmio Brasil Olímpico. Além de reforçar os destaques de 2010, a lista de finalistas refletiu uma das novas regras da premiação e ainda trouxe uma distorção.

CONCORRENTES A MELHOR DO ANO

Cesar Cielo (natação)
Venceu provas no José Finkel, no Pan-Pacífico, na Copa do Mundo de piscina curta e em GPs nos EUA
Leandro Guilheiro (judô)
Vice-campeão do Mundial na categoria até 81 kg
Murilo (vôlei)
Campeão da Liga Mundial e do Mundial e melhor jogador dos dois campeonatos
Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas)
Campeã do Circuito Mundial de maratonas aquáticas
Fabiana Murer (atletismo)
Campeã do salto com vara no Mundial indoor e na Liga de Diamante
Juliana e Larissa (vôlei de praia)
Tetracampeãs do Circuito Nacional e pentacampeãs do Circuito Mundial

Entre as mulheres, a surpresa foi a indicação da dupla Juliana e Larissa. Não pelos resultados obtidos, já que as jogadoras de vôlei de praia conquistaram neste ano o pentacampeonato do Circuito Mundial e o tetra nacional, além de baterem recordes de etapas vencidas. A novidade é que, a partir de 2010, são aceitos times e duplas entre os indicados a Melhor do Ano e entre os vencedores de cada modalidade. Juliana e Larissa, por sinal, venceram juntas a categoria vôlei de praia.

“A cada ano procuramos dar ao Prêmio Brasil Olímpico o dinamismo que existe no próprio esporte. Assim, além dos atletas individuais, passamos a premiar também equipes, times, duplas etc com o objetivo de ampliar o leque de reconhecimento”, explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. 

A disputa feminina com as parceiras da areia terá concorrência forte de Fabiana Murer, campeã do Mundial indoor e da Liga de Diamante no salto com vara, e de Ana Marcela Cunha, campeã do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas.

Já entre os homens, a briga parece menos equilibrada. O ponteiro Murilo, campeão mundial com a seleção brasileira de vôlei e melhor jogador das duas principais competições do ano, desponta como favorito. Seu maior rival deve ser o nadador Cesar Cielo, que luta pelo tricampeonato do Brasil Olímpico após ter vencido o título em 2008 e em 2009.

O terceiro indicado é o judoca Leandro Guilheiro, medalhista de prata na categoria até 81 kg do Mundial disputado em Tóquio. Apesar de o atleta ter sido um dos destaques do ano no esporte e aparecer entre os finalistas ao principal prêmio do Brasil Olímpico, ele não ficou com o título na modalidade judô. A vencedora foi a novata Mayra Aguiar, que se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em Mundiais de judô com a prata no Japão.

Os seis finalistas, tal como os vencedores de cada uma das 47 categorias específicas (entre atletas olímpicos, paraolímpicos, técnicos, atletas escolares e universitários), foram escolhidos por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-esportistas e personalidades do esporte.

Este júri também terá um peso maior na definição do melhor atleta do ano. Para evitar que situações como a do ano passado - quando Sarah Menezes recebeu votação maciça de moradores do Piauí a pedido de um político e ficou com o troféu, desbancando a favorita Poliana Okimoto - se repitam, o COB decidiu que o voto popular terá peso de 50% na eleição final, sendo os outros 50% serão correspondentes aos votos do júri especializado.

O público poderá votar a partir do dia 30, próxima terça-feira, no site do COB (www.cob.org.br). A festa do Prêmio Brasil Olímpico será no dia 20 de dezembro, no Rio de Janeiro. O COB ainda não anunciou quem será o homenageado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, prêmio que costuma ser entregue a personalidades que colaboram para o esporte.

OS MELHORES DO ANO EM CADA UMA DAS MODALIDADES

Atletismo - Fabiana Murer Desportos no Gelo - Fabiana Alves dos Santos Hóquei sobre Grama - Daniel Tatara Saltos Ornamentais - César Castro
Badminton - Daniel Paiola Esgrima - Cleia Guilhon Judô - Mayra Aguiar Squash - Rafael Alarcon
Basquete - Tiago Spliter Esqui Aquático - Marcelo Giardi Karatê - Douglas Brose Taekwondo - Marcio Wenceslau
Boliche - Roberta Rodrigues Futebol - Paulo Henrique Ganso Levantamento de Peso - Fernando Reis Tênis - Thomaz Bellucci
Boxe - Roseli Feitosa Futsal - Falcão Luta - Joice Silva Tênis de Mesa - Gustavo Tsuboi
Canoagem Slalom - Silvia Gnadt Ginástica Artística - Jade Barbosa Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha Tiro com Arco - Bernardo Oliveira
Canoagem Velocidade - Nivalter Santos Ginástica Trampolim - Daienne Lima Natação - Cesar Cielo Tiro Esportivo - Felipe Wu
Ciclismo BMX - Mayara Perez Ginástica Rítmica - Angélica Kvieczynski Natação Sincronizada - Equipe de natação sincronizada Triatlo - Reinaldo Colucci
Ciclismo Estrada - Rafael de Matos Andriato Handebol - Alexandra Nascimento Patinação Artística - Juliana Almeida Vela - Bruno Prada e Robert Scheidt (Classe Star)
Ciclismo Moutain Bike - Rubens Donizete de Valeriano Hipismo Adestramento - Luiza Almeida Pentatlo Moderno - Yane Marques Vôlei de Praia - Juliana e Larissa
Ciclismo Pista - Janildes Fernandes Hipismo CCE - Ruy Fonseca Polo Aquático - Luiza Carvalho Vôlei - Seleção adulta masculina de vôlei
Desportos na Neve - Mirlene Picin Hipismo Saltos - Rodrigo Pessoa Remo - Fabiana Beltrame  

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host