Topo

Após Pan caseiro, torneio volta à realidade e vira segunda opção em 2011

Prioridade em 2007 por ser no RJ, Pan-2011 deverá ficar em 2º plano para os brasileiros - REUTERS/Jamil Bittar
Prioridade em 2007 por ser no RJ, Pan-2011 deverá ficar em 2º plano para os brasileiros Imagem: REUTERS/Jamil Bittar

Roberta Nomura

No Rio de Janeiro

22/12/2010 07h02

Vencer o Pan-Americano do Rio de Janeiro-2007 foi o objetivo de muitos atletas brasileiros. A mobilização vista em casa não se repetirá em Guadalajara-2011. Com foco em competições que garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a delegação verde-amarela deve dar menos importância ao torneio das Américas, que voltará à realidade de segunda opção.

ATLETAS ADMITEM PAN COMO 2ª OPÇÃO

Fabiana Murer
"O objetivo é mesmo o Mundial, em agosto. O Pan-Americano é uma competição importante, mas a prioridade para mim é o Mundial"
Giba
"Pan-Americano tem que analisar, ver quem vai, quem não vai. Porque o Sul- Americano classifica para Copa do Mundo, que dá a vaga na Olimpíada e é nossa prioridade de 2011"
Thiago Pereira
"Vou conversar com meu técnico e ver o que ele acha. Estou pensando em nadar só algumas provas no Pan e já focar para a Olimpíada"

O Brasil encerrou a participação no Pan-2007 com a melhor campanha do país na história dos Jogos, com 161 medalhas (54 ouros, 40 pratas e 67 bronzes). Foi também a maior delegação nacional na competição. “Em 2007, todo mundo se preparou porque ia ser em casa. Imaginou como ia ser com a torcida. O Pan-Americano é diferente com a sua família torcendo por você, seus amigos”, disse a ginasta Jade Barbosa ao UOL Esporte.

Embora a disputa continental seja no México, o Brasil deve mandar boa parte das principais estrelas, mas sem a mesma motivação da última edição. “Pan-Americano tem que analisar, ver quem vai, quem não vai. Porque o Sul-Americano classifica para Copa do Mundo, que dá a vaga na Olimpíada e é nossa prioridade de 2011. O Campeonato que dá para deixar mais de lado é a Liga Mundial, mas a gente quer estar ganhando o tempo todo”, disse o capitão da seleção brasileira masculina de vôlei, Giba.

Eleita a melhor atleta do país em 2010, Fabiana Murer assegurou presença em Guadalajara, mas admitiu que o foco é outro. “O objetivo é mesmo o Mundial, em agosto. O Pan-Americano é uma competição importante, mas a prioridade para mim é o Mundial”, disse a saltadora com vara, que superou Ana Marcela (maratonas aquáticas) e a dupla Juliana e Larissa (vôlei de praia) no Prêmio Brasil Olímpico.

Em 2007, o Pan foi disputado em julho. Na próxima temporada será em outubro, próximo ao Mundial da ginástica e três meses após o Mundial da natação. Esses campeonatos, aliás, eleitos como prioridade dos brasileiros. Principal nome do país no Pan do Rio, o nadador Thiago Pereira já adiantou que competirá em Guadalajara, mas a tendência é que não adote o mesmo ritmo.

No Pan do Rio-2007, ele conquistou seis ouros (200 m e 400 m medley; revezamentos 4x100 m e 200 m livre; 200 m costas e 200 m peito), uma prata (revezamento 4x100 m medley) e um bronze (100 m costas).

“São as competições mais importantes. Não sei como vou fazer. Não sei se vou fazer aquela loucura de 2007 de tentar todas as provas, ainda não decidi. Mas eu vou conversar com meu técnico e ver o que ele acha. Estou pensando em nadar só algumas provas no Pan e já focar para a Olimpíada, que é meu grande sonho”, finalizou.