Topo

Britânicos preparam plano drástico para evitar terrorismo em Londres-2012

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

13/01/2011 22h40

A polícia britânica (Scotland Yard) incluiu uma ataque terrorista entre seus planos de trabalho e segurança visando os Jogos Olímpicos de Londres-2012, onde os espectadores enfrentarão drásticos controles na entrada dos estádios e também nos aeroportos.

“Vários riscos podem perturbar nos Jogos, como uma desordem pública ou um desastre natural, mas o mais grave continua sendo um possível ataque terrorista. Estamos para tanto preparados para afrontar as consequências dessas ameaças”, afirmou nesta quinta-feira Chris Allison, encarregado da coordenação nacional sobre a segurança olímpica.

Apesar do forte esquema de segurança armado para a realização da Olimpíada no Reino Unido, Chris Allisson alerta que não se pode também colocar a segurança acima do atrativo do evento que é a disputa esportiva.

“É uma possibilidade e acho que é altamente improvável que a paz vá reinar no mundo daqui até o início dos Jogos. Assim a polícia precisa se organizar e se preparar. Será um evento esportivo com severas medidas de segurança e não um evento dedicado à segurança com um pouco de esporte”, afirma o agente.

Entre as medidas estudadas está transformar a Vila Olímpica em uma ‘ilha fechada’, com agentes de segurança privada, contratados pelo comitê organizador, e os espectadores terão de passar por arcos detectores de metais, como nos aeroportos.