Topo

Daniel Dias estabelece metas de igualar ouros de Phelps em Londres-2012

Daniel Dias ganhou nove medalhas em Pequim-2008 e estabeleceu a meta de igualar Phelps e ganhar oito ouros nas paraolímpíadas de Londres-2012 - Greg Baker/AP
Daniel Dias ganhou nove medalhas em Pequim-2008 e estabeleceu a meta de igualar Phelps e ganhar oito ouros nas paraolímpíadas de Londres-2012 Imagem: Greg Baker/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/01/2011 16h13

O atleta paraolímpico Daniel Dias afirmou que busca igualar o recorde do norte-americano Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O nadador brasileiro que ganhou nove medalhas em Pequim-2008 afirmou ainda que o esporte paraolímpico precisa melhorar para 2016.

“Tenho um grande objetivo: quero conquistar oito medalhas de ouro em Londres. Vou treinar muito para que eu consiga”, afirmou o atleta de 22 anos, que disputará uma prova a menos em Londres. “Não nadarei 11 provas, nadarei dez, pois não incluirei os 200m medley”, disse ao jornal Lance!, neste domingo.

Dias admitiu que as nove medalhas ganhas em Pequim-2008 foram mais conquistas do que eles esperava para a competição. “Conquistei sete medalhas em provas individuais, foi uma surpresa para mim”, admitiu o brasileiro que chegou a ser comparado com Phelps.

Além da meta nos próximos Jogos Olímpicos, o nadador também tem o objetivo de divulgar o esporte paraolímpico no país. “Quero que ele seja visto como qualquer outro esporte de alto rendimento. É uma grande batalha que temos”, declarou o brasileiro.

Na opinião de Daniel Dias, o esporte paraolímpico se desenvolveu nos últimos anos, mas ainda é preciso fazer mais, especialmente no trabalho da base. “Temos que melhorar principalmente para 2016. Vamos ter um grande numero de atletas surgindo. E este é um grande trabalho que estamos fazendo, o da base”, comentou o atleta, citando que no Mundial de natação paraolímpico, na Holanda, havia diversos nadadores de 15 e 16 anos.