Topo

Brasileiros viajam ao Haiti em Jornada pela Paz e inauguram centro esportivo

Os brasileiros vão ao Haiti para eventos em dois dias, com inauguração de um centro esportivo -
Os brasileiros vão ao Haiti para eventos em dois dias, com inauguração de um centro esportivo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/01/2011 11h45

Pouco mais de um ano após um trágico terremoto no Haiti, uma delegação de brasileiros viaja nesta terça-feira em direção ao país caribenho. Eles participam da Jornada Haitiana Pela Paz, organizada pela ONU, o Exército do Brasil, a ONG Viva Rio e a Prefeitura de Manaus.

O objetivo é levá-los à inauguração de um centro esportivo no país, nomeado Pérolas Negras. A iniciativa tenta estabelecer o crescimento no país, que é o mais pobre das Américas, por meio do esporte.

Com participação de nomes como Claudinei Quirino e Sandro Viana, do atletismo, e do piloto Antonio Pizzonia, os brasileiros vão inaugurar no sábado o centro e ainda participarão de atividades com habitantes da capital Porto Príncipe. Outros nomes que viajam são Nalbert, o nadador Luiz Lima, o triatleta Nilo Arêas, a ginasta Dayane Camillo e o lutador José Aldo.

O centro de treinamento terá dois campos oficiais de futebol, dois campos de futebol society, uma quadra poliesportiva, piscina, refeitórios, academia de musculação, duas casas para treinadores e alojamento para 96 atletas. Tudo em busca da formação de talentos do país.

"Nunca fui a um país nestas condições, então estou ansioso com a viagem", afirmou Claudinei, Quirino. "Recebi o convite da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e encarei esse chamado como se fosse uma convocação para a seleção brasileira."