Topo

Israel vai auxiliar treinamento de atletas palestinos para Londres-2012

Da Folhapress

Em São Paulo

22/01/2011 09h01

 

Dirigentes do Comitê Olímpico Israelense afirmaram estar dispostos a auxiliar atletas palestinos na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. A declaração foi dada após uma reunião entre representantes dos comitês olímpicos de Israel e da Palestina na sede do COI (Comitê Olímpico Internacional), na Suíça.

O encontro foi organizado pelo presidente do COI, Jacques Rogge, que visitou o Oriente Médio em outubro. Um dos temas da reunião, que durou cerca de cinco horas, foi a necessidade de livre circulação para os atletas e treinadores palestinos.

Os dirigentes dos dois lados classificaram o encontro como “positivo e construtivo” e concordaram em estudar medidas que possam ser implantadas antes de uma nova reunião em março, também na sede do COI.

“Nós acreditamos que, por meio do esporte, possamos fazer a diferença. Espero que tenhamos dado os primeiros passos”, declarou o secretário-geral do comitê israelense, Efraim Zinger, que descreveu Jibril Rajoub, o presidente da entidade palestina, como um parceiro.

“É meu sonho como presidente do Comitê Olímpico Palestino participar da próxima Olimpíada com um grande número de atletas”, afirmou Efraim Rajoub.

Somente quatro palestinos competiram nos Jogos de Pequim-2008 e contaram com apoio do programa Solidariedade Olímpica, do COI.

Zinger afirmou que Israel se comprometeu em auxiliar a delegação palestina com treinamentos de campo e repassando conhecimento da ciência do esporte.