Topo

Rafael Nadal vence "Oscar do Esporte"; musa do esqui também é premiada

Com sorriso no rosto, Rafael Nadal exibe prêmio Laureus de melhor desportista de 2010 - Ian Walton/Getty Images for Laureus
Com sorriso no rosto, Rafael Nadal exibe prêmio Laureus de melhor desportista de 2010 Imagem: Ian Walton/Getty Images for Laureus

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

07/02/2011 14h25

Sem surpresas, o tenista Rafael Nadal foi premiado nesta segunda-feira com o Prêmio Laureus. O espanhol levou o “Oscar do Esporte”, como a premiação também é conhecida, como o melhor esportista internacional do ano de 2010. Número um do mundo em sua modalidade, Nadal ganhou os Grand Slams de Roland Garros, Wimbledon e US Open.

O tenista esteve na festa em Abu Dabi para “tomar” o lugar do velocista jamaicano Usain Bolt, premiado no ano passado. Nadal foi homenageado pela segunda vez na carreira no Prêmio Laureus. Em 2006, ele já havia sido escolhido a revelação do ano.

Nesta edição, a 11ª do evento, Nadal derrotou os jogadores de futebol Andrés Iniesta e Leo Messi, o jogador de basquete Kobe Bryant, o piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel e o boxeador Manny Pacquiao.

“Estou muito feliz por ter vivido tudo o que vivi até hoje. Estive calmo nos momentos positivos do ano passado e agora devo aceitar estes momentos que não tem sido tão bons da mesma forma”, comentou o tenista espanhol, que se lesionou durante derrota nas quartas de final do Aberto da Austrália e está em fase final de recuperação.

No feminino, a musa Lindsey Vonn ficou com o prêmio de melhor esportista de 2010. A norte-americana, que participa de provas de esqui alpino, superou as tenistas Kim Clijsters, Caroline Wozniacki e Serena Williams e as atletas Jessica Ennis e Blanka Vlasic.

Único representante do Brasil na festa, o nadador Daniel Dias era considerado favorito, mas acabou derrotado na categoria melhor atleta com deficiência. Verena Bentele, alemã que compete no esqui, garantiu o troféu.

Apesar da derrota para Rafael Nadal na categoria melhor esportista masculino, Iniesta também pôde se orgulhar. Indiretamente, ele foi reconhecido no “Oscar do Esporte”. A seleção espanhola de futebol venceu como a melhor equipe do ano. O meia do Barcelona foi um dos principais responsáveis pelo título na Copa do Mundo da África do Sul: ele marcou o gol na final contra a Holanda.

Outras personalidades importantes do esporte foram premiadas em categorias menos cotadas da premiação em Abu Dhabi. O surfista Kelly Slater venceu como melhor esportista de ação do ano. O troféu de revelação do ano foi conquistado pelo golfista alemão Martin Kaymer. O retorno do ano ficou com o italiano Valentino Rossi, da MotoGP.