Agência Mundial Antidopagem reitera: chá de coca está proibido para atletas
A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) destacou que o consumo de chá de folhas de coca por atletas está proibido para os atletas. Em visita à Bolívia, uma diretora da entidade ressaltou que a bebida contém metabólitos de cocaína.
“O consumo do chá de coca é proibido. Se for encontrado qualquer resquício de cocaína ou algum metabólito de uma substância proibida, isso é doping”, afirmou a uruguaia María José Pesce, diretora do escritório regional da América Latina da Wada.
Maria José chegou à Bolívia para participar de um evento de medicina esportiva antidopagem. Miguel Angel Rimba, vice-ministro de Esportes e ex-jogador da seleção boliviana, lamentou as declarações da representante da Wada.
“Vamos lutar para que se mude o conceito e que se coloque outro nome quando forem encontrados resíduos de cocaína por haver tomado uma xícara de chá”, comentou o ex-atleta.
O próprio Rimba já sofreu na pele com a polêmica sobre o consumo do chá de coca. O ex-jogador foi flagrado em um exame antidoping durante o jogo contra o Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo-1994, após ter consumido a bebida. O goleiro Zetti, que na época fazia parte da seleção brasileira, também bebeu o chá e teve resultado positivo no exame antidoping.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.