Topo

Agência Mundial Antidopagem reitera: chá de coca está proibido para atletas

Das agências internacionais

Em La Paz (Bolívia)

25/02/2011 14h17

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) destacou que o consumo de chá de folhas de coca por atletas está proibido para os atletas. Em visita à Bolívia, uma diretora da entidade ressaltou que a bebida contém metabólitos de cocaína.

“O consumo do chá de coca é proibido. Se for encontrado qualquer resquício de cocaína ou algum metabólito de uma substância proibida, isso é doping”, afirmou a uruguaia María José Pesce, diretora do escritório regional da América Latina da Wada.

Maria José chegou à Bolívia para participar de um evento de medicina esportiva antidopagem. Miguel Angel Rimba, vice-ministro de Esportes e ex-jogador da seleção boliviana, lamentou as declarações da representante da Wada.

“Vamos lutar para que se mude o conceito e que se coloque outro nome quando forem encontrados resíduos de cocaína por haver tomado uma xícara de chá”, comentou o ex-atleta.

O próprio Rimba já sofreu na pele com a polêmica sobre o consumo do chá de coca. O ex-jogador foi flagrado em um exame antidoping durante o jogo contra o Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo-1994, após ter consumido a bebida. O goleiro Zetti, que na época fazia parte da seleção brasileira, também bebeu o chá e teve resultado positivo no exame antidoping.